O diretor Zach Cregger, conhecido pelo filme Barbarian, vai estar à frente da nova adaptação cinematográfica de Resident Evil e já deixou claro que não pretende seguir fielmente todos os elementos dos jogos. Numa entrevista à revista SFX, o cineasta admitiu que está preparado para as críticas que irão surgir nas redes sociais.
“Sou um fã gigante dos jogos de Resident Evil“, revelou Cregger, que garante ter jogado todos os títulos da série e não consegue contar quantas vezes rejogou Resident Evil 4. No entanto, o diretor foi transparente sobre a sua abordagem: “Definitivamente não estou a tentar ser completamente obediente ao lore dos jogos“.
A estratégia de Cregger passa por “contar uma história que seja autêntica à experiência que se tem quando se joga os jogos“, sem considerar que esteja a “quebrar regras importantes“. O diretor está consciente de que, independentemente das suas escolhas criativas, haverá sempre críticas online, razão pela qual o seu foco principal é “fazer um filme realmente bom e contar uma história convincente“.
Esta nova adaptação de Resident Evil foi confirmada no início deste ano, com Cregger a assumir tanto a realização como o guião. Anteriormente, o diretor tinha prometido que o reboot seria feito “no espírito dos jogos” e seria “diferente de todos os filmes anteriores” da franquia.
A franquia Resident Evil já teve várias adaptações cinematográficas, incluindo a série de filmes protagonizada por Milla Jovovich entre 2002 e 2016, bem como o mais recente Resident Evil: Welcome to Raccoon City de 2021. Agora, Cregger espera trazer uma nova perspectiva à saga, mantendo-se fiel ao ambiente e atmosfera dos jogos sem estar limitado por cada detalhe da narrativa original.
O diretor mostrou-se confiante no resultado final: “Sei que vou ficar contente com o filme e espero que os outros também fiquem“. Este novo filme vai estrear dia 18 de setembro de 2026.
Sanford Panitch, presidente do Sony Pictures Motion Picture Group, afirmou:
Zach é um dos novos realizadores mais talentosos e entusiasmantes a surgir na cena em muitos anos. A sua abordagem brilhante em reiniciar e atualizar esta lendária franquia da Sony faz instantaneamente deste um dos nossos lançamentos mais importantes em 2026.
Este filme será o oitavo filme live-action da franquia. Os primeiros seis filmes da franquia foram lançados entre 2002 e 2017, e todos protagonizados por Milla Jovovich.