Televisão portuguesa tenta humilhar cosplayers

Coisas do Arco da Velha: Uma TVI de costas voltadas para os jovens a associar Cosplay com "fetiches de acasalamento"

A reportagem que podem ver em cima tornou-se viral entre os fãs de anime e mangá em Portugal com o jornalista Vitor Bandarra na rubrica “Coisas do Arco da Velha” a entrevistar em tom juncoso várias cosplayers.

A TVI optou assim por uma abordagem desinformada que em vez de informar o que é o Cosplay opta por tentar achincalhar quem pratica Cosplay com o jornalista a fazer várias questões desapropriadas e provocantes, chegando em determinado momento a associar Cosplay com “fetiches de acasalamento”.

Uma palavra de apreço para as cosplayers que mantiverem uma postura correta apesar de serem confrontadas por alguém que claramente estava à procura da provocação fácil e ridicularizar o Cosplay.

A TVI perde assim uma oportunidade não só de informar de forma correta o que é o Cosplay como também de atrair jovens para a sua programação, aumentando ainda mais o fosso entre o que passa na TV e o que os jovens procuram.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.
Subscreve
Notify of
guest
15 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Reis
Membro
6 , Maio , 2022 18:14

Infelizmente quando as gerações passadas ficaram paradas no tempo e tentam equiparar um mundo de novas culturas o resultado é catastrófico. Esta não é a única instância que assistimos a denegrir os gostos e cultura dos jovens. Também mais uma vez os nossos noticiários revelam ter um jornalismo fraco, visto que o entrevistador nem sequer investigou o tema da conversa, e catapultou elementos do antigamente numa geração atual. Numa parte da entrevista até revela que “não temos idade para ver Canal Panda” “Desconhece que Sailor Moon foi um dos pilares do anime em Portugal”, e que cosplayers andam nas ruas e no trabalho de cosplay, ah! Desculpem COS…PLAY!

Last edited 1 mês atrás by Bruno Reis
AdmmiD
Admmi
6 , Maio , 2022 18:25

Pois bem, não esperava menos da TVI… É verdade q parece um hobby estranho para os “velhos”, mas isso não justifica a falta de profissionalismo, q vergonha, mas bem, é uma indústria q está a morrer, se calhar devíamos é ter pena..

Bruno Reis
Membro
Reply to  Admmi
6 , Maio , 2022 18:28

Mas casa dos segredos e outros reality shows são aceites de braços abertos. Outra coisa não esperava de uma televisão que vemos rituais de acasalamento em horário nobre.

Samuel Silva
Samuel Silva
Reply to  Bruno Reis
6 , Maio , 2022 19:39

Falando em reality shows, um reality show para descobrir o/a melhor cosplayer de Portugal era uma coisa que via a sic radical de há 20 anos fazer!

Bruno Reis
Membro
Reply to  Samuel Silva
11 , Maio , 2022 10:02

Ah sem dúvida quando era Radical.

Samuel Silva
Samuel Silva
6 , Maio , 2022 19:32

As raparigas a explicar o conceito de cosplay ao jornalista parecia uma sessão de esclarecimento sobre criptomoeda aos utentes de um lar da terceira idade. E muito parecido a alguém a tentar explicar-me o que são NFT’s…

Hugo Pereira
Hugo Pereira
6 , Maio , 2022 20:06

A TVI pode ter estado mal, mas também as cosplayers que ali estiveram representaram extremamente mal o contexto e a comunidade, pelo que deu só ajudaram a TVI a humilha-las.

Anthoni VedovatoD
Anthoni Vedovato
Reply to  Hugo Pereira
7 , Maio , 2022 7:06

Que tal quebrarmos os ossos desses retadaros da TVI pra parar com essa mania de humilhar cosplay? talvez assim eles aprendem a respeitar o Japão.

Eu:Oi Reporter TVI
Reporter TVI:Oi o que foi….Não,eu não quer-…..Ahhhh!!!(Som do Reporter Caindo no Oceano)
Cameraman:Ihhkk……
Eu:O Próximo vai nadar com os peixes…..e não são aqueles peixes-palhaços…

Last edited 1 mês atrás by Anthoni Vedovato
Vasco Sousa
Vasco Sousa
Reply to  Anthoni Vedovato
8 , Maio , 2022 22:42

E depois toda a gente começou a bater palmas…

Bruno Reis
Membro
7 , Maio , 2022 11:41

Cosplayers e TVI neste momento

FB_IMG_1651919984525.jpg
darkk
darkk
Reply to  Bruno Reis
7 , Maio , 2022 15:34

Isto acontece sempre, não deem intrevistas ponto, recusem e eles vão perceber a dica, ninguem sai a ganhar com isto, só eles que tão a trb, ninguem tá interessado em informaçao seria, real ou explicada, isso não dá audiencias, o que lhes interessa é gozar e entrenter os analfabrutos deste país, ninguem quer saber dos vossos hobbies, aprendam com isto, deixem de ser inocentes, senão só perdem.

Raven do costume
Raven do costume
8 , Maio , 2022 2:48

Man, os títulos clickbait da otaku pt estão cada vez melhores. Daqui a nada estão a par com os media nacionais.
Não entendi onde esta a parte da “humilhação” (aparte do cringe que as cosgirls estavam a dizer da boca para fora). E também não percebo o que vocês acham que é uma entrevista dos media. O que o entrevistador disse são perguntas justificáveis. O canal Panda É uma canal destinado a menores de idade, Cosplay é uma tag pornográfica conhecida em todo o mundo (estou a olhar para ti onlyfans) e falar sobre o lugar de trabalho e como te sustentas na vida laboral/social são o mais básico das perguntas numa entrevista jornalística.

Já vi muito povo a queixar-se das perguntas mas até agora não deram uma justificação válida para este queixume todo.

Sokas
Sokas
8 , Maio , 2022 17:28

“juncoso” não, jocoso.

Rui Silverwing
Rui Silverwing
8 , Maio , 2022 21:54

Mano, é sério…. Vejam este video aqui: https://vimeo.com/375376576
Foi feito por 2 estudantes universitários, há 2 anos atrás…. e tá trinta milhões de vezes melhor do que essa cagada

Erni
Erni
10 , Maio , 2022 2:57

Na minha opinião, as cosplayer s deviam de estar informadas para saber q o programa em questão é de teor mordaz e satírico. Se estivesse no seu lugar nunca iria ser ingênuo ao ponto de aceitar uma entrevista p um programa c aquele nome populista.

Querem dar a conhecer o Cosplay ao mundo tem o canal 2 que produz conteúdos que edificam e promovem.
Honestamente achei as miúdas patéticas com pouca sustentação argumentativa e embaraçosa p um hobbie de excelência internacional.