
Funko, a empresa responsável pelas icónicas figuras Pop! admitiu que atravessa grandes dificuldades e poderá nem sequer aguentar os próximos 12 meses.
As vendas caíram 14% no terceiro trimestre de 2025, totalizaram 250,9 milhões de dólares, e resultaram num prejuízo de 1 milhão. A Funko atribui este desempenho fraco à perda de interesse do consumidor, às tarifas elevadas, à lentidão dos pedidos das lojas e ao excessivo stock em armazens. Só nos Estados Unidos, as vendas afundaram 20% quando comparadas às de 2024 e a tendência é continuarem a baixar.
Com cerca de 250 milhões de dólares em dívidas e lucros em queda, a Funko afirmou durante um relatório sobre a sua capacidade de continuar a operar sem novo financiamento ou sem encontrar um comprador.
As Funko Pop! são figuras colecionáveis inspiradas em praticamente todos os setores da cultura pop, desde o cinema e televisão até aos videojogos, anime e comics. Durante anos, dominaram eventos e prateleiras de lojas em todo o mundo, tornando-se um fenómeno global graças ao seu baixo custo, design apelativo e à capacidade de representar praticamente qualquer personagem da cultura popular.
Contudo, o fenómeno Funko é também um reflexo do excesso de consumo e da nostalgia comercializada. Estas figuras foram criadas para evocar memórias e afetos, mas representam um produto demasiado banal para o consumidor mais exigente.








