Mais...
    InícioJapão71% dos sul-coreanos veem o Japão de forma desfavorável

    71% dos sul-coreanos veem o Japão de forma desfavorável

    71% dos sul-coreanos veem o Japão de forma desfavorável

    As relações do Japão com os seus países vizinhos nunca foram as melhores, mas segundo uma recente pesquisa nunca estiveram tão más com a Coreia do Sul desde a Segunda Guerra Mundial.

    Cerca de 71,6% dos sul-coreanos veem o Japão de forma desfavorável, um aumento de 21,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior, sendo que as relações diplomáticas entre os vizinhos asiáticos caíram para a níveis históricos.

    Os sul-coreanos que têm bons sentimentos em relação ao Japão caíram 19,4 pontos, para 12,3%, perto do recorde de 12,2% em 2013, de acordo com a pesquisa realizada em setembro e outubro pela Genron NPO e o East Asia Institute de Seul.

    A pesquisa anual, que começou em 2013, reflete uma forte deterioração do sentimento entre os sul-coreanos em relação ao Japão. Aqueles que consideram as relações bilaterais extremamente más ou muito más subiram 22,3 pontos em relação ao ano anterior, para um recorde de 88,4%, segundo o relatório.

    Os laços Tóquio-Seul caíram após uma ordem do tribunal sul-coreano em outubro de 2018 para que uma empresa japonesa pagasse a quatro homens pelo trabalho forçado que sofreram durante o período de 1910-1945 do domínio colonial do Japão na Península Coreana.

    O Japão argumenta que a decisão vai contra um acordo bilateral de 1965, segundo o qual forneceu ajuda financeira à Coreia do Sul com o entendimento de que a questão da compensação foi resolvida “completa e definitivamente”.

    Entre os japoneses, as opiniões sobre a Coreia do Sul melhoraram ligeiramente em relação ao ano passado, com 46,3% a dizer que têm sentimentos desfavoráveis, uma queda de 3,6 pontos, e aqueles com bons sentimentos a subir de 20% para 25,9%.

    Yasushi Kudo, responsável pela Genron NPO disse em comunicado:

    Diz-se que 2019 foi o pior ano para os governos japonês e sul-coreano. A disputa sobre os seus pontos de vista sobre a história também se espalhou para questões económicas e de segurança.

    Kudo estava a referir-se à aparente retaliação do Japão à decisão da Coreia do Sul que viu Tóquio apertar os controles de exportação de materiais usados para fabricar semicondutores e painéis de exibição e à ameaça de Seul em encerrar um pacto bilateral de partilha de inteligência militar que ajuda os países a responder às ameaças de mísseis da Coreia do Norte.

    Possibilidade do Japão voltar a ter exército provoca protestos na Coreia do Sul

    Kudo afirmou ainda:

    Embora ambos os governos não tenham demonstrado intenção de melhorar a difícil (situação), movimentos para boicotar produtos japoneses e viagens ao Japão aumentaram entre o público sul-coreano. Além disso, a nova pandemia de coronavírus praticamente interrompeu as trocas bilaterais.

    A principal razão pela qual os sul-coreanos veem o Japão sob uma luz negativa foi porque “Tóquio não está a refletir corretamente sobre a sua história passada de agressão” à Coreia do Sul em 61,3%, seguido pela existência de uma disputa territorial por um par de ilhas no Mar do Japão com 45%.

    Do lado japonês, na pesquisa 55,7% disseram ter uma visão má da Coreia do Sul porque ela continua a criticar Tóquio em relação à história do tempo de guerra.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    9 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    9 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Kondou-san
    Kondou-san
    20 , Outubro , 2020 13:20

    O único país que tem razões para estar mal com o Japão é a China, já que o Japão nunca fez um pedido de desculpas sincero, mas pagou as indeminizações. Se formos pensar bem, a Coreia do Sul está a fazer pirraça, pois o Japão é um gigante tecnológico e isso bate de frente com os interesses económicos dos sul coreanos. Fora que dá a entender que eles querem mais dinheiro de mão beijada às custas dos sul coreanos que sofreram nas mãos dos japoneses no passado.

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    20 , Outubro , 2020 13:20

    O comentário do Jarvs já foi bastante ilustrativo, mas gostaria de pontuar que o Japão deveria ser mais veemente ao lamentar os eventos do seu passado, pois todos sabemos que no fundo os japoneses se orgulham do seu passado e relativizam os eventos ocorridos nele, querem um exemplo? Se alguém tiver assistido Showa Rakugo deve lembrar que o main e o tutor vão para a guerra na Coreia e ao retornem chegam todos felizes trazendo um souvenir, uma escrava sexual, o cara ainda fala no deboche “não conta pra minha esposa”, um anime onde a comédia tá sempre presente você abordar um tema desses soa no mínimo desrespeitoso.

    Kondou-san
    Kondou-san
    Reply to  Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    24 , Outubro , 2020 12:32

    Showa Rakugo é um anime histórico fiel à época em que a história se passa, essa parte da escrava sexual não podia passar de lado. Lembrando que o anime também mostra que mulheres japonesas (gueixas) também foram para entreter as tropas durante a guerra e olhe que elas também não eram bem tratadas tal como acontecia escravas sexuais coreanas e chinesas.
    Tocou num ponto importante, sabia que a maioria dos jovens adultos e adolescentes japoneses não sabem o que o Japão fez na WWII? Só a população mais idosa sabe a verdade, e o governo japonês esconde essa verdade, assim as relações entre o Japão e a Coreia do Sul nunca irão melhorar.

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Reply to  Kondou-san
    25 , Outubro , 2020 10:55

    Obviamente entendo que o anime retrata finalmente o contexto histórico da época, e compreendo que essa parte não poderia ser deixada de lado, o que me incomodou mesmo foi a romantização e o apelo cômico sobre a situação.
    Eu não sabia, apesar ter uma ideia de que o governo busca enterrar a verdade e alterar os fatos. Não é muito difícil encontrar alguma obra que distorce o que de fato aconteceu durante a WWII, Kono Sekai no Katasumi ni por exemplo expõe o Japão como um coitadinho que foi massacrado durante a guerra, o povo jamais foi colaboracionista e o governo japonês apenas estava tentando proteger o seu país.

    Jarvs
    Jarvs
    20 , Outubro , 2020 13:20

    A gente não sofreu nas mãos do império do Japão, então eu sinto que qualquer coisa que dissermos seria leviana, no mínimo. Mas todo mundo tem direito a opinião, e a minha é que a Coreia do Sul tá extrapolando. O Japão já fez muita coisa pra “pagar” as atrocidades que fizeram, eu sinto que pra Coreia nunca vai ser suficiente. A gente vai tá completando um século do fim da guerra e eles vao continuar exigindo mais desculpas do Japão?

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Reply to  Jarvs
    24 , Outubro , 2020 12:32

    Parabéns pelo comentário, foi bastante incisivo ao mesmo tempo que demonstra delicadeza ao tratar do assunto. Sim, eu concordo, eu não sei o que a Coreia do Sul quer, eles já receberam a compensão financeira, pedido formal de desculpas, etc. Eu sei que é fácil falar quando não foram os meus parentes que foram ou mortos ou estuprados e mortos, mas não vejo o que pode ser feito.

    Paulo De Lima Ramos
    Paulo De Lima Ramos
    Reply to  Jarvs
    24 , Outubro , 2020 12:32

    Depende dos estragos causados. No caso da Coreia foi mais perdas humanas.

    Elivelton Silva
    Elivelton Silva
    20 , Outubro , 2020 13:20

    Imagina se a Coreia do Sul fosse vizinha do Brasil então… kkkkk

    847AM
    847AM
    24 , Outubro , 2020 12:29

    Brasil que entre 1700 e 1800 esteve envolvido em guerras descendo o sarrafo nos vizinhos e ganhando territorio (quase pegamo o Uruguai grr)
    https://uploads.disquscdn.com/images/6c22cd5eaf26857ce32473ec12c5b3aa548cbe9d1ebee9c8eb85e9a4dcf5bf89.png

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares