No seu website a Bushiroad emitiu um aviso onde afirma que vai começar a tomar medidas legais contra os otakus que não seguem as regras depois da empresa fazer vários avisos contra o comportamento perturbador dos fãs durante shows ao vivo.
O exemplo mais recente que podem ver no vídeo em cima durante um concerto mostra um otaku problemático a correr por um local vedado com um painel de luz modificado. Embora o vídeo não mostre, a segurança atirou o otaku ao chão, o que provavelmente resultou numa lesão ou na destruição do seu dispositivo luminoso.
Segundo a Bushiroad vários fãs não têm prestado atenção às regras de conduta para participação nos eventos, pois continuam a aparecer com lanternas e bastões luminosos modificados e a realizar outras atividades que a empresa considera um incómodo para os outros.
A Bushiroad pediu a todos os fãs que leiam as notas sobre os eventos ao vivo e tomem as precauções necessárias antes de comparecer. Por os fãs trazerem itens proibidos, todos os eventos começarão a fazer inspeções de malas nas entradas, por isso a empresa recomenda que os futuros participantes dos shows cheguem mais cedo, pois pode demorar mais para entrar.
O último aviso também menciona que os fãs que “cometem atos proibidos” podem enfrentar ações legais ou ser reportados à polícia por atos ilegais ou obstrução a negócios, independentemente de sofrerem lesões ou outros danos devido à sua conduta.
Ah ta… a empresa que tem em mãos várias das franquias otaku que são, em geral, para otaku tarado, e isso é um mercado que foi fomentado desde sempre, “agora, de repente” resolve que vai “fazer algo”.
Se quiser realmente fazer algo, poderia começar não tendo tais franquias, não ganhando a massa de dinheiro que ganha com elas.
Infelizmente ,essa hipocrisia de empresas existe pra todo lado.
Aqui no Brasil, o futebol é desta forma. Lucram e lucram, e não fazem nada pra parar com brigas em estádios (que resultam em ferimentos, e até mortes). Sempre disseram isso daí “vamos fazer isto, ou aquilo”, que nunca é efetivo.
Eu parei de acompanhar e fomentar futebol fazem uns 20 anos, desde que ouvi sobre um senhor que perdeu a mão enquanto assistia um jogo (jogaram algo que explodiu perto dele).
Da mesma forma que o otaku tem responsabilidade/culpa no que faz, esta empresa e outras também sempre tiveram. Isso aí não vai dar em nada, se não fizer algo realmente profundo – e eu duvido que aconteça.