Investigadores da Universidade de Kobe, no Japão, conseguiram algo que muitos consideravam impossível: transformar o aroma característico de um bebé recém-nascido numa fragância comercial. O perfume “Poupon Pure”, lançado em junho deste ano, já se tornou num fenómeno e encontra-se completamente esgotado.
O projeto, que demorou seis anos a concretizar, focou-se especificamente no aroma da cabeça dos bebés, aquele cheiro doce e reconfortante que tantos pais recordam com nostalgia. Para criar esta fragância única, os cientistas trabalharam em estreita colaboração com médicos do hospital afiliado à Escola de Medicina da Universidade de Hamamatsu e com mulheres grávidas e puérperas.
A equipa de investigação recolheu amostras do aroma de 20 bebés recém-nascidos, conseguindo identificar 37 componentes distintos que compõem este cheiro tão especial. A partir desta análise detalhada, desenvolveram uma fórmula que combina flores e citrinos para recriar fielmente a essência original.
As primeiras impressões dos testadores descrevem o “Poupon Pure” como um perfume “suave”, “natural” e “refrescante como citrinos”. Longe de ser um aroma estranho ou desconfortável, a fragrância consegue capturar a essência reconfortante que caracteriza os primeiros dias de vida.
Comercializado por cerca de 20 euros (2.970 ienes) por frasco de 5ml, o perfume esgotou rapidamente após o lançamento.