O Fantasporto 2025, um dos mais prestigiados festivais de cinema de Portugal, contou com a presença de 10 filmes oriundos do Japão e Dollhouse de Shinobu Yaguchi acabou mesmo por ganhar o grande prémio.
No filme encontramos Masami Nagasawa como Yoshie e Kôji Seto como Tadahiko, e na descrição de Dollhouse podemos ler:
A história acompanha Yoshie e Tadahiko, um casal que perde a filha de cinco anos, Mei. Devastada, Yoshie encontra uma boneca semelhante a Mei num mercado de antiguidades e começa a adorá-la, ajudando-a a superar a sua dor. Posteriormente, o casal tem outra filha, Mai. Quando completa cinco anos, a criança começa a brincar com a boneca, desencadeando uma sucessão de estranhos acontecimentos que vão afetar a família.
Continuando a falar do Japão, o prémio de melhor argumento no Fantasporto 2025 foi para Ghost Killer de Kensuke Sonomura.
Depois de ser possuída pelo fantasma do assassino vingativo Kudo, a estudante universitária Fumika Matsuoka concorda em ajudá-lo a terminar a sua busca por vingança além-túmulo.
Já o melhor filme da secção oficial competitiva Orient Express foi para River Returns de Masakazu Kaneko.
Yucha, de uma aldeia ameaçada por tufões em 1958, aventura-se pelas montanhas, confrontando o espírito enlutado Oyo, cuja tristeza causou inundações catastróficas durante séculos, devolvendo uma tigela sagrada cheia de água ao local do afogamento de Oyo.