O Japão é conhecido pelas suas leis rígidas, por isso pode ser surpreendente para alguns saber que até à sexta-feira passada fumar canábis não era ilegal no Japão.
Já aqui noticiámos algumas prisões envolvendo canábis no Japão, no entanto, em todos esses casos as acusações foram por posse ou fornecimento de canábis, e não por uso. Isto porque a Lei de Controlo da Canábis do Japão não especificava que o uso de canábis era ilegal… mas agora já o faz.
A revisão da lei entrou em vigor no passado dia 13 de dezembro de 2024. As regras revistas permitem agora o uso de medicamentos derivados da canábis, que anteriormente eram uniformemente proibidos no Japão, no entanto, a par da descriminalização do uso medicamentos aprovados, vêm o aumento das penas para usos não autorizados, como o uso recreativo. Além da posse e fornecimento de canábis, o consumo de canábis é agora também ilegal e acarreta uma pena até sete anos de prisão.
As alterações legais seguem-se a 6.703 detenções por posse de marijuana no Japão em 2023, o maior número anual alguma vez registado, sendo que 70% destas detenções são de pessoas com 29 anos ou menos.