外国の人にお願いなんですけど、事実描写が正確でない日本描写をやめないでほしい。日本人はあれが大好物です。
ゲイシャニンジャのギャングがキティちゃんのホログラム山車を従えてシブヤの街を練り歩く描写をやめないでください。— 84yen/円メアリー (@84MadokaMary) July 18, 2023
O Japão tem sido vítima de representações culturais incorretas nos meios de comunicação sociais desde que ficou conhecido pelo ocidente. Com o passar do tempo o público ocidental conheceu melhor o oriente e passou a criticar todas as representações falsas ou estereotipados da cultura japonesa. No entanto, o tweet da utilizadora 84MadokaMary sugere que muitos japoneses continuam fascinados -ou pelo menos divertidos- com algumas das representações erradas do Japão.
No tweet em cima podemos ler:
Este é um pedido aos estrangeiros. Não deixem de fazer representações falsas do Japão. Os japoneses adoram estas coisas. Por favor, não deixem de representar bandos de gueixas ninjas a desfilar pelas ruas de Shibuya com carros alegóricos holográficos da Hello Kitty.
Este pedido bem-humorado aos estrangeiros para nunca deixarem de criar retratos bizarros estereotipados do Japão e da sua cultura parece ter ressoado em muitos japoneses, visto que o tweet recebeu quase 67 mil gostos e mais de 19 mil retweets. Vários utilizadores não hesitaram em manifestar a sua concordância na publicação.
Os elementos da cultura e tradição japonesas, como as gueixas, o Monte Fuji no meio de Tóquio, bandos Yakuza vestidos de fato e a empunhar espadas, os samurais, os ninjas, os templos e até a própria língua japonesa têm sido elementos predominantes da ficção desde sempre pelo ocidente. Muitos destes foram e continuam a ser objetos de representações mal informadas ou propositadamente exageradas nos meios de comunicação social ocidentais. Felizmente, nos últimos tempos passaram do racismo e do orientalismo para estereótipos mais inofensivos. No entanto, não quer dizer que as representações mal feitas da cultura e da língua japonesas não continuem a ser comuns. Filmes como Kill Bill, John Wick, The Last Samurai, Bullet Train ou Kate são considerados representantes notáveis destes elementos que pelos vistos divertem bastante os japoneses.
A gente sente o mesmo quando vemos um brasileiro falando espanhol e gritando samba nos animes :v