Existe uma rede social que é muito propensa à criação de polémicas, é ela o Twitter. Seja pela limitação no número de palavras ou pelo tipo de posts que aquela plataforma privilegia, o que é certo é que muitas controvérsias têm origem no Twitter.
No Japão o Twitter é muito popular com muitos autores de mangá, diretores e animadores a utilizarem aquela rede social para um contacto mais direto com os fãs. É também um meio para muitos estarem a par das mais recentes novidades, encontram aqui o nosso twitter, mas a natureza mais polémica do Twitter contrasta com o estilo da sociedade japonesa mais calma e respeitosa e num dos maiores fóruns japoneses começaram a debater se o “Twitter está a arruinar a sociedade do Japão”.
À pergunta “O Twitter está a arruinar a sociedade do Japão” os japoneses comentaram:
- Acho que a sociedade do Japão ainda não estava pronta para as redes sociais.
- Concordo, todo o Japão deveria parar de usar o Twitter como principal rede social
- Tudo é muito anormal, como se todo o país tivesse se tornado extremamente sensível a opiniões contrárias.
- Acho que geralmente é porque o Twitter promove postagens negativas entre os seus utilizadores.
- Ainda que o Japão tenha a peculiaridade de ter uma “sociedade limpa”, parece que pode sujar-se quando se depara com algo tão sujo quanto o Twitter
- Não entendo muito bem como é que as pessoas podem publicar as suas opiniões sobre um assunto sem medo de serem criticadas
- No começo, eu não me importava com o Twitter. Mas uma vez que recebi muitos likes numa postagem, de repente comecei a sentir a necessidade de aprovação social.
- Ah não, começaram a nascer os monstros que precisam de aprovação social, como dizia Bocchi.
- Não deveria ser um problema, mas os japoneses ainda não estavam prontos.
- O mais inteligente a fazer é evitar coisas que procuram criar polémica, mas sentimos uma atração natural por esse tipo de coisa.
- É incrível que, se você não usar o Twitter, não consegue acompanhar o mundo atual.
- Eles não se deveriam importar tanto com a aprovação de pessoas que nem conhecem na vida real. Por que as pessoas são assim?
- Isto tudo porque o Twitter promove coisas que não merecem ser promovidas.
- As pessoas provavelmente seriam mais felizes se parassem de se comparar com os outros, parassem de olhar para os lados e apenas olhassem para frente.
Qual a chance de brasileiros terem esse tipo de reflexão? A resposta é: zero.
Não consigo expressar a inveja que eu tenho da cultura deles quando comparo com a do Brasil. Simplesmente infinitamente superior.
Bem, a cultura dos países ocidentais vem em um estado decadente faz muito tempo, apesar da cultura brasileira ser horrível desde sempre.
Você interpretou isto errado.
Tais reflexões também existem aqui, e isto que a matéria cita, não significa que japoneses estão “fazendo alguma coisa”, corrigindo a si mesmos ou forçando o twitter a agir. Nada disso, apenas significa que tem gente com algum bom senso por lá, o que também há aqui.
Só devo lembrá-lo que é uma massa muito grande de “burros” que geraram tão cenário, por anos, e poucas pessoas com “bom senso”, numa única conversa, não terão a força pra corrigir tal distorção.
Se você não viu gente discutindo isso por aqui, você “apenas não viu”.
“Ainda que o Japão tenha a peculiaridade de ter uma “sociedade limpa”, parece que pode sujar-se quando se depara com algo tão sujo quanto o Twitter”
Só imaginem nas sociedades que não são assim tão limpas o estrago que o Twitter causa…
Eu mesmo nunca criei conta nem no Instagram e no Twitter. Deletei a conta no Facebook , as redes sociais só serve para você mostrar uma vida que talvez você nem vive e fica olhando a vida dos outros. Resumindo não serve para nada.