No Japão, um homem de 33 anos foi preso por fraude após criar uma persona feminina com imagem de IA para vender conselhos sobre namoro.
O homem usou IA para criar uma personagem tão realista que poderia ser confundida com uma mulher real e começou a criar contas nas redes sociais e a fazer-se passar por esta mulher online, anunciando os seus serviços para ajudar as pessoas a tornarem-se mais atraentes para o sexo oposto.
Embora as suas ações possam ser desonestas, difícilmente se pode dizer que foram inerentemente ilegais. Era simplesmente um homem que usava um símbolo para conduzir os seus negócios. O mesmo pode ser facilmente dito dos VTubers.
Em junho de 2024, esta mulher fictícia já tinha mais de 90 mil seguidores nas redes sociais. O homem oferecia às pessoas a hipótese de se tornarem mais atraentes para o sexo oposto, transformando a sua aparência, personalidade e capacidades de comunicação.
No dia 5 de dezembro, o homem acabou, no entanto, por ser preso por suspeita de fraude. As alegações referem que entre 16 de abril e 6 de maio, terá roubado um total de 1,25 milhões de ienes (8.206,25 dólares) a um homem de 35 anos que vivia na cidade de Yamato-Takada, Nara. O dinheiro foi pago com a expectativa de receber consultoria sobre como atrair mulheres e como fundo de investimento para negociação forex.