Já todos os fãs de anime em algum ponto da sua vida ouviram falar de Akihabara, um distrito do bairro de Chiyoda em Tóquio que se tornou no centro cultural otaku e num distrito de compras de jogos, anime, mangá e computadores. Ícones populares dos animes e mangás são mostrados nas lojas da região, e inúmeros Maid Cafés são encontrados por todo o distrito.
Mas Akihabara não foi sempre sobre otakus e tecnologia. Na verdade, se quiserem descobrir a origem do nome abreviado de Akihabara ( frequentemente chamado de “Akiba” por residentes e fãs), têm que voltar atrás mais de cem anos na história do Japão.
Se seguirmos a lógica Akihabara deveria ser abreviada para Akiha (Akihabara) ou então Akira (Akihabara), mas tal não acontece e a abreviação é Akiba (Akihabara). Já de seguida vamos descobrir porquê.
Antes do século 20, o Japão tinha um problema com incêndios, especialmente na capital Edo (atual Tóquio). Com todos os prédios feitos de madeira e juntos, não demorou muito para tudo pegar fogo.
De 1600 a 1855 em Edo aconteceram 14 “grandes incêndios”, que mataram de milhares a centenas de milhares de pessoas. Os incêndios eram tão comuns que um ditado popular durante o tempo era: “Incêndios e brigas são as flores de Edo”.
Então, finalmente, em 1869, o governo Meiji decidiu agir. Eles criaram uma área em Edo chamada “Chinkabara” (local moderno de Akihabara) como uma “área à prova de fogo”. O nome “Chinkabara” traduz-se para “campo de fogo extinto”.

E, apenas para ser mais seguro, eles transferiram Akiba Daigongen (a deidade budista japonesa / kami da prova de fogo) de Enshu (atual Shizuoka) para ser consagrada neste novo local.
Yap, já repararam no nome da divindade? É Akiba Daigongen, com “Akiba” que significa “folhas de outono”, outro eufemismo para fogo. É aí que a mudança de nome começa.
Como o nome do local era “Chinkabara“, o santuário criado para a divindade era originalmente chamado de “Chinka Jinja” (santuário de Chinka). Mas o nome da divindade era “Akiba”, então todos chamavam o santuário de “Akiba Jinja”. Eventualmente, o nome do templo mudou de “Chinka” para “Akiba”, e então as pessoas começaram a chamar a própria área de “Akiba”.
Havia um monte de nomes diferentes para o local, alguns deles misturas de “Chinkabara” e “Akiba”, como “Akibahara” ou “Akibappara”. Foi só em 1890, quando o local recebeu uma estação e precisava de ser oficialmente nomeada que foi apelidada de “Akihabara“, embora ainda fosse referida como “Akiba“, um nome que ficou até hoje.
Obrigada pela explicação.
Bela curiosidade, muito interessante.
Seria interessante, talvez, criarem um tópico no site para este tipo de curiosidades.
Muito interessante!
Realmente muito interessante mesmo, gostei de saber disso.
Gostei da sua foto nova, quem é essa personagem?
http://akb0048.wikia.com/wiki/Shiori_Arisawa
É a takamina de AKB0048 um anime idol sci fi baseado em uma banda real.