
Em dezembro de 2017 o governo do Japão anunciou que o imperador Akihito estaria abdicando de seu reinado como imperador do país em favor de seu filho, o príncipe Naruhito, por motivos de sua saúde frágil e idade avançada. Para que o monarca do país pudesse realizar tal feito o parlamento japonês realizou uma modificação na legislação que autorizou a renuncia do imperador do Trono do Crisântemo.
Akihito está para se tornar o primeiro imperador do Japão a renunciar a monarquia japonesa em 200 anos e com o final de seu reinado, que durou de 7 de janeiro de 1989 a 30 de abril de 2019, será encerrada oficialmente a era Heisei no Japão. Mais quais serão os passos e procedimentos para a entronização de Naruhito como novo imperador do Japão?

No dia 30 de abril o atual imperador do Japão, Akihito, irá abdicar do Trono do Crisântemo e assim encerrar oficialmente a era Heisei. Nesta data será realizada uma cerimônia que irá contar com a presença do primeiro-ministro, Shinzo Abe, líderes da assembleia, representantes do povo e da Casa Imperial.
Em 1° de maio será realizado um ritual tradicional com o príncipe Naruhito aonde ele herdará os três tesouros sagrados do Japão (a espada Kusanagi, as jóias Yasakani no magatama e o espelho Yata no Kagami). Neste ritual é permitida a participação apenas dos membros masculinos da casa imperial japonesa, mas (após muitas críticas) a Agência da Casa Imperial informou que está considerando autorizar a entrada de duas ministras como observadoras. Deste dia em diante, até a morte de Naruhito, o Japão estará sob a era Reiwa.
O passo seguinte é a cerimônia oficial de entronização de Naruhito como imperador do Japão. Esta cerimônia irá acontecer apenas no dia 22 de outubro no Palácio Imperial em Tóquio e o governo japonês aguarda ter mais de dois mil convidados, incluindo a presença de chefes de estado de outros países. No final da cerimônia, que pode durar até três horas, o novo imperador saúda o primeiro-ministro e seus súditos, que respondem no final com três gritos de “Banzai”. Já no dia 23 de outubro está prevista a realização de um jantar oferecido por Shinzo Abe para expressar a gratidão do governo do Japão pela presença dos convidados estrangeiros.
Para o mês de novembro a Agência da Casa Imperial japonesa está considerando a participação do (agora) imperador Naruhito no Daijo-sai, ou ritual do Grande Dia de Ação de Graças. Neste ritual xintoísta, considerado importante após a sua coroação em relação a parte religiosa do país, o imperador se “junta” a deusa Amaterasu, realizar ofertas para a divindade e provar do arroz sagrado que ira lhe transformar no “intermediário” da deusa com o povo japonês.
Porém, antes do Daijo-sai, Naruhito já será oficialmente o 126° imperador do Japão, assumindo assim o mais alto posto da monarquia hereditária da Dinastia Yamato, considerada a mais antiga do mundo com mais de 2600 anos de história. O primeiro na linha de sucessão do trono imperial do país será o príncipe Akishino (o filho mais novo de Akihito), que irá assumir o título de “Koshi” (ou Kotaishi Denka) em uma cerimônia no futuro.

Mais alguém deu conta que os três tesouros do Japão deram nome a jutsus do Itachi xD?
O príncipe se parece bastante com a mãe.
Só eu que achei esse Príncipe Naruhito a cara do Zacarias.