Mais...
    InícioJapãoSuicídios japoneses diminuíram em 2018: "Apenas 20.598 pessoas morreram"

    Suicídios japoneses diminuíram em 2018: “Apenas 20.598 pessoas morreram”

    O Japão continua a lutar contra uma das maiores taxas de suicídio do mundo, e embora em 2018 tenha registado um dos valores mais baixo em décadas, tal significa que o ano passado perto de 21 mil japoneses (20.598) optaram por terminar a sua própria vida.

    Esta é a primeira vez em 37 anos que este número desce a baixo dos 21 mil suicídios.

    A prefeitura de Kanagawa teve a maior queda nos suicídios, com uma queda de 14% em relação ao ano anterior, de 1.119. Já Tóquio viu os suicídios aumentarem quase 5%.

    Os suicídios de homens continuam a ser muito mais comuns do que os suicídios de mulheres, com os homens a suicidarem-se 2,2 vezes mais que as mulheres. No entanto, essa disparidade é menor do que a de muitos países ocidentais, como a Grã-Bretanha ou os Estados Unidos, onde os suicídios masculinos superam os femininos numa proporção de três para um.

    Tal como noticiámos o ano passado, no entanto, nem tudo são boas notícias e os suicídios cometidos por jovens japoneses atingiram uma alta de 30 anos.

    Em Portugal a linha de prevenção do suicídio é:

    213 544 545 – 912 802 669 – 963 524 660 / Diariamente das 16h às 24h
    Linha Verde gratuita – 800 209 899 / Entre as 21.00 e as 24.00 horas

    No Brasil a linha de prevenção do suicídio é o 118.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    54 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    54 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Fabio Joestar
    Fabio Joestar
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Só lembro daquela frase “Quanto mais suicidas, menos suicidas.”

    Akio280
    Akio280
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Bem isso eh bom e ruim pq se acaba com essa tradição muito antiga eh meio que ruim pois asmuitas pessoas se suicidam por causa que fazem coisas erradas e a sociedade japonesa viram totalmente as costas pra essas pessoas até a própria família vira as costas pra essa pessoa. Isso faz com que as pessoas n sigam o caminho errado facilmente. E poucos políticos fazem coisas erradas por causa disso. Meu pai chego a morar lá e ele disse que um político já chego a se matar por causa que foi pego por corrupção.

    Shiba
    Shiba
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Apesar da queda os números ainda são assustadores.

    toygame lan
    toygame lan
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Na verdade muito mais alta do que os registros mostram,tem muitas mortes que não acabam sendo investigados pela policia.

    E a taxa de suicidios no Japão, se deve a mais situação financeira do país, que é bem alarmante,o país faz juros negativos desde da decada de 80 e a divida chega a 239% do PIB,isso faz muitos jovens trabalharem literalmente até a morte para pagar uma conta impagável e os velhos que deveriam gozar de sua aposentador,não o conseguem fazer, por que o que ganham é insuficiente para viver e muitos acabaram cometendo crimes para irem presos.

    heNri Derson
    heNri Derson
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Agora só falta reproduzir

    Willord
    Willord
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Falta de sentido/orientação/realização/esperança em um futuro melhor que o presente e o passado, mas claro o mais importante de todos os pontos é a falta de busca por respostas e fé no criador (Deus para quem acredita) claro que muitos não acreditam e até acham piada e preferem afundar-se na sua própria compreensão entre outros (nada contra em quem não acredita, temos liberdade para escolhere decidir o que fazer) porém lembrem-se que até aqueles que estão no controlo global seguem e veneram algo (baseado no ocultismo)…não existe exceção, parece estranho e até difícil ou mesmo impossivel de engolir para muitos.
    Tentar ficar apartado da realidade e fechados em fantasias não serve de muito, mais tarde ou mais cedo a ficha cai e não da melhor forma.

    (luto contra depressão desde de criança e aprendido todos os dias desde então, saúde a todos)

    Charles
    Charles
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Sem querer ser maldoso, mas a queda nesse número não é só por que tá tendo menos gente por lá pra se matar? Levando em consideração a taxa de natalidade e tudo mais…

    Nahel Filho
    Nahel Filho
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Essas informações são de uma fonte confiável?

    パトリック ロック
    パトリック ロック
    25 , Agosto , 2019 17:20

    Não sou depressivo, nem nada, mas talvez louco, porque tenho vontade de me mata por curiosidade, por querer saber como é a vida apos a morte, ou melhor, se ha mesmo, entretanto não quero sentir dor, e não quero morrer antes de terminar One Piece. Então,é melhor ficar vivo, e deixar essa curiosidade, o tempo matar.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  パトリック ロック
    25 , Agosto , 2019 18:15

    Sorte a sua que anunciaram o final. A intenção era que matassem por curiosidade tantos anos afins.

    Michelle Sant Anna Anselmo
    Michelle Sant Anna Anselmo
    25 , Agosto , 2019 17:20

    não acho quem se mata seja covarde pode ser desesperado ou apenas uma pessoa fraca mas covarde não.
    o problema do suicidio é bem fundo, posso disser por mim sou um fracasso de pessoa um bosta total sei o que tevo fazer pra muda eu mudo por que é simples existe perdedor e pronto não adianta lição de moral e por isso que vc ve esses artista e milhonarios serem depressivos ou ate suicidas mesmo tendo os melhores medico e tratamento disponivel, o problema ta na mente se fosse facil muda milhonarios não seriam depressivos.
    falar é facil fazer e outra historia.

    JayJay
    JayJay
    25 , Agosto , 2019 17:21

    Eles conseguem ter mais suicídios que países subdesenvolvidos com 1 bilhão de habitantes

    Miquéias
    Miquéias
    Reply to  JayJay
    25 , Agosto , 2019 18:16

    Qual país?
    China e Índia passam dos 200 mil suicídios por ano.

    Chika
    Chika
    Reply to  Miquéias
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Eu acho que leva em conta porcentagem.

    Pedro
    Pedro
    Reply to  Miquéias
    25 , Agosto , 2019 18:40

    E com o credito social da China, pode dobrar ou triplicar o suicídio.

    JayJay
    JayJay
    Reply to  Miquéias
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Hipérbole, a Índia em 3 meses tem mais que metade do mundo

    パトリック ロック
    パトリック ロック
    Reply to  JayJay
    25 , Agosto , 2019 18:54

    Po, metade do mundo? Quer dizer que eles tem 100 mil suicídios, ou perto disso, em 3 meses? Carai.

    JayJay
    JayJay
    Reply to  パトリック ロック
    25 , Agosto , 2019 19:04

    A média é maior que a maioria dos outros países do mundo, não somado aeuheuauehue, eles tem bem mais que 100k principalmente contando o que o governo diminui e os que não sçao achados ou ninguém comunica

    Chika
    Chika
    Reply to  JayJay
    25 , Agosto , 2019 18:16

    As companias negras não ajudam.

    Anónimo
    Anónimo
    25 , Agosto , 2019 17:21

    Isso tudo ainda.
    Mais enfim essa é a única maneira de se libertar, e melhor morrer do que passar o resto da vida sofrendo com uma vida sem significado

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:15

    Amigão todos nascemos e morremos sem significado, a própria noção de significado nada mais é do que a tentativa de definir uma constante em meio das imensuráveis variáveis presentes na nossa existência.

    Anónimo
    Anónimo
    Reply to  Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    25 , Agosto , 2019 18:39

    Simplificando = A vida e como se nunca existisse?

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:54

    Simplificando = a vida é o resultado de processos aleatório desde a sua concepção até o seu fim.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    25 , Agosto , 2019 18:39

    Ces tudo tão precisando da mistura Sexo+Brhama( Ou henekken- eu não gosto)

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:15

    Trabalhar pra se divertir e caprichar em se divertir. Precisa se matar não, basta se divertir e manter a saúde. O resto é muita filosofia e estudo que aproveitei seu comentário pra que todos possam ver que estão discutindo o indiscutivel: a vida. Só vivam gente. E bebam com moderação.

    Chika
    Chika
    Reply to  Cláudio Correa
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Como já disse tem gente que não vive, mas sobrevive.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  Chika
    25 , Agosto , 2019 18:54

    Meio que concordo, mas sobrevive quem quer no meio de tanta vida.

    Chika
    Chika
    Reply to  Cláudio Correa
    25 , Agosto , 2019 19:04

    Não porque quer viver, mas não quer morrer.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  Chika
    25 , Agosto , 2019 19:11

    Se não que morrer, então simplemente viva. Mas faça direito, sem este mimimi que esta sobrevivendo. Vejo pessoas com deficiencias sérias esboçando sorrisos e vontade de trabalhar e se divertir muito bacanas. Sobreviver é para os fracos.

    Chika
    Chika
    Reply to  Cláudio Correa
    25 , Agosto , 2019 19:17

    Na verdade sobreviver é o exemplo de pessoas que trabalham de 7 ás 9 por um salário que mal paga as contas. Bebe aos fins de semana, mas a quem diga que é para esquecer os problemas.

    Aliás, não que um deficiente não possa ser feliz, mas as vezes você sorri e conta piadas para se mesmo nesse caso.

    Stella
    Stella
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:16

    Muito triste esse seu pensamento, não é uma maneira de se libertar. É certo que não é bom sofrer, mas em muitos casos vem da doença depressão, nem todos são pobres e nao realizados, existem pessoas de classe média alta, no mundo todo e no japão também cometendo suicidio. Ricos e famosos tbm.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:16

    Tu sabe que com isso vc esta induzindo mais gente ainda ao suicídio? vc vive para descobrir esse significado então óbvio que não é assim fácil.
    Eu mesmo não me dou valor e acho que minha vida não tem sentido existir porque ainda nem sei porque esto aqui, mas não irei encerrar ela assim fácil, afinal eu vivo para descobrir e isso é a última coisa que irei obter nem que seja a beira de minha morte.

    dakkar 66
    dakkar 66
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:16

    A vida não vem com significado, nem sentido. Vc é que precisa encontrá-los ou construí-los, e não é fácil.

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:16

    Pensamento mais covarde o seu,só os covardes que recorrem a morte pra achar que ela é o fim dos seus problemas.

    A vida é preciosa e deve ser respeitada,eu quero ver se você tem mesmo coragem de passar uma faca no seu pescoço,mas é claro que é só um muleke que gosta de escrever besteiras na internet.

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Essas palavras no mínimo irresponsáveis também te tornam um moleque, se o cara passasse mesmo uma faca no pescoço após ler esse comentário no que isso te tornaria?

    Chika
    Chika
    Reply to  Kraid
    25 , Agosto , 2019 18:54

    Infelizmente é argumentativo.

    Kuresuto
    Kuresuto
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Na verdade não é quem se suicida que é cobarde. Tal como já aqui disseram tu não sabes o que a pessoa passou, e digo-te que só existem duas situações em que alguém se mata: desespero ou aborrecimento. Para ambas a pessoa está com o que chamamos de vazio existencial, não há lugar para ela no mundo ou na sociedade. E realmente a morte é o fim dos problemas de alguém, pois finalmente o desequilibro da vida termina, e para isto a pessoa não tem de ser cobarde mas a mais corajosa para si. Eu quero ver se tu, ou qualquer outra pessoa com um pensamento semelhante ao teu de a vida é preciosa e tretas, que provavelmente apenas pensa na sua e não das que o rodeiam, se tem a coragem de enfrentar a morte de frente, quanto mais tirar a própria vida.

    Weslley
    Weslley
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Calma, cuidado com as palavras também, não é exatamente assim e simplesmente com isso que você pode mudar a mentalidade de uma pessoa. Não é simplesmente encabeçar a frase: “A Vida é preciosa e deve ser respeitada”, porque a gente nunca sabe o que uma pessoa passou.

    Você está tratando isso de uma maneira tão leviana quanto um “muleke que gosta de escrever besteiras na internet”.

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Weslley
    25 , Agosto , 2019 18:54

    Realmente eu não sei o que esse cara passou,mas ele escrever tamanha asneira que a morte é o fim dos problemas que as pessoas passam me deixa além de revoltado,enojado com o comentário que ele escreveu.

    Digo e repito,só covardes tem esse pensamento.

    Davi
    Davi
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 19:04

    Não é tão simples assim, até porque pra se matar é preciso bastante coragem e determinação.

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Davi
    25 , Agosto , 2019 19:12

    Coisa que com certeza essa cara não tem.

    Davi
    Davi
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 19:17

    Mas ele estava se referindo aos japoneses que se mataram, não acho que ele próprio queira se matar xD

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Davi
    25 , Agosto , 2019 19:35

    Não cara,ele tá se referindo ao geral.

    Zoom
    Zoom
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 19:04

    Concordo com todas as palavras de vc, eu já sofri muito bullyng na minha infância, minha vida atual está uma merda total, nem por isso eu fico pensando em me matar, e a família ? Enfim pra mim suicídio é coisa de gente covarde.

    Chika
    Chika
    Reply to  Zoom
    25 , Agosto , 2019 19:12

    Cara pensa dessa forma: se alguém tem mentalidade forte e nunca teve uma mentalidade fraca não pode exatamente falar por quem não é forte justamente por não entender a fraqueza.

    Depois que desespero ou tendencias suicidas não são os únicos complexos de quem sofreu bully.

    Zoom
    Zoom
    Reply to  Chika
    25 , Agosto , 2019 19:17

    eu nunca falei isso, só foi um exemplo, eu sei que existe coisa piores, mas nada justifica vc se matar, enfim não vou ficar o dia inteiro discutindo sobre isso, esse é um assunto que eu não mudo de opinião,mesma coisa de aborto eu nunca vou aceitar e tipo ninguém vai fazer eu mudar de ideia entende.

    Chika
    Chika
    Reply to  Zoom
    25 , Agosto , 2019 19:35

    Da minha parte eu posso respeitar alguém ter sua opinião diferente da minha, o problema é querer impor seu lado para cima dos outros como se houvesse uma verdade.

    Chika
    Chika
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 19:04

    Devia incluir os desesperados.

    Chika
    Chika
    Reply to  Hollowfied
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Isso é contraditório.

    Eustis Kek
    Eustis Kek
    Reply to  Anónimo
    25 , Agosto , 2019 18:16

    Discordo, discordo e discordo. Já tive essa ideologia de merda, mas eu já aprendi que sofrer é necessário e só conseguimos dar significado a nossa vida se tiver mos sonhos, sonhos realistas e eles podem ser pequenos ou muito grandes, não importa … desde a arrumar a cama até ir a Marte, todos eles são sonhos realistas e para realizar los é necessário tempo e esforço. Eu penso que o grande motivo do suicídio é a falta de objectivos e a enorme quantidade de ilusões, mas também posso atribuir a culpa as sociedades de cada país.

    Chika
    Chika
    Reply to  Eustis Kek
    25 , Agosto , 2019 18:40

    Eu acho que é mais complicado que isso.

    Chika
    Chika
    Reply to  Chika
    25 , Agosto , 2019 19:04

    Vc pode associar sonhos a aquilo que você quer fazer a curto ou longo prazo, mas quando se trata daquilo que você quer fazer o resto do mundo não liga e para alguns querem que você se ferre, é frustante, e não é simples ignorar ou achar algo que você realmente queira fazer e até com isso você se desaponta.

    Indo direto ao ponto tem muitas coisas a considerar, primeiro que para pessoas que vem o mundo de dada forma até mesmo um objetivo, seja grande ou pequeno, acaba sendo sem sentido, pois depois disso você muitas vezes pensa: o que muda? Apenas fez algo para fazer algo maior depois, não sei você, mas eu consigo ver o como isso pode parecer sem sentido.

    Segundo, e infelizmente é a realidade de muitos, tem gente que não pode sonhar no sentido de ter um objetivo, pois não vive, sobrevive, cada segundo do dia é para garantir que você viverá para o dia de amanhã e para muitos isso não é algo desagradável ou injusto, mas sim normal, apesar de que se você se mantém ocupado você não pensa nisso, essa é a ideia, mas quando você se dá conta um futuro assim é sem esperança.

    E depois também tem aqueles que pensam assim: Um sonho é apenas um sonho quando ele não pode ser realizado, se por acaso ele pode então não é um sonho.

    Enfim são apenas algumas coisas a você considerar quando pensa se a sua vida ou a de qualquer outro vale a pena, a verdade é que quando a gente para pra pensar muito profundamente nas coisas acaba que nenhuma delas vale o esforço, fato sociológico que eu tive a infelicidade de sentir na carne, apesar de que deve ser bem menos ruim do que parece, mas ainda não chega ser bom, apenas “tolerável”

    Colocando a minha opinião aqui, todos dizem que a vida é um dádiva, portanto deve ser tratada com o máximo de cuidado, nada contra, mas eu penso diferente: a vida é um presente e como todo presente ele é seu para fazer o que quiser com ele, deixar de usar ou até mesmo jogar fora, mas deixando bem claro que eu não sou a favor de suicídio, pra mim é apenas uma escolha como qualquer outra, mas é uma escolha pesada e sem volta, portanto você devia pensar direito antes de fazer, é que nem mudança de sexo.

    Chika
    Chika
    Reply to  Chika
    25 , Agosto , 2019 19:17

    Alguns diriam que é apenas desnecessariamente, mas obrigado pela atenção de qualquer forma.

    NASH
    NASH
    Reply to  Chika
    25 , Agosto , 2019 19:34

    tenho vários motivos para pensar dessa forma,porque já sofri alguns traumas,sou depressivo,ansioso e tenho várias fobias e limitações além de Síndromes diversas e mais alguns outros problemas que são complexos,achei interessante o seu comentário e entendo o seu ponto de vista e acredito que tem inúmeras pessoas que pensam assim como você (principalmente aqueles que tiram a própria vida) porém a vida é feita de vários fatores não um só modo jeito e tema,cada um procura tirar forças e valorizar o chamado “Presente” que é o Maior que podemos ter,de algum lugar da suas crenças,da presença de outras pessoas ou de um ou mais propósitos,porque nada substitui uma vida,de certo basta você olhar a sua volta mesmo que para você nada faça sentido e se matar seja fácil,rápido e simples,sempre terá e continuará o sofrimento porque mesmo que você termine o seu alguém que te AMA,gosta e se importa com você e com sua presença,sofrerá PAIS,irmãos,filhos algum outro parente ou amigo que tenha tido contato com você sofrerá,e há tantas pessoas que sofrem e sofreram querendo andar e sair de uma cama e que dariam tudo para ter as condições e saúde de muitos que tiram a vida enxergando apenas o “presente” que ganhou e não quem o deu e o trabalho de quem o conseguiu para você dizer que tem e que é seu chamado VIDA.
    (obs: entendo que muitos sofrem de diversas formas e que pensam ser a única e melhor saída,entendo perfeitamente o que se passa na cabeça das pessoas por experiencia,mas sempre tem aqueles que possuem muitas coisas e por um fator que funciona junto com a depressão ela desiste de tudo,não procurando a entender como alguns não chegam a nascer ou viver até a idade que estão e que tudo funciona para um propósito mesmo que esse propósito não seja o que você tem em mente,então sempre há um motivo para vivermos)

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares