Aparentemente os USA estão a relaxar a sua segurança nos seus aeroportos, com esta semana a chegar ao Japão um segundo turista americano que trazia na sua mala uma arma, munições e uma faca. Já em março de 2025 aconteceu um caso semelhante.
O Aeroporto Internacional de Kansai foi novamente palco do incidente e está provavelmente em alerta máximo depois de ter deixado passar um turista norte-americano de 73 anos com uma pistola e balas na mala, no dia 22 de março.
No dia 8 de abril, um agente da alfândega do Aeroporto Internacional de Kansai considerou que um passageiro de 35 anos dos EUA era suspeito e realizou uma inspeção de raio X à sua mala. Como resultado, foi encontrada uma arma de fogo com nmunições. Além disso, o homem tinha também uma faca guardada num estojo dentro do calçado que também estavam embalados na sua mala.
O suspeito admitiu ter trazido as armas para o Japão e disse à polícia: “Decidi ir ao Japão enquanto se realizava a Exposição Mundial”. As autoridades ainda estão a investigar os seus motivos que podem ser muito mais perigosos que o senhor de 73 anos que em março sem querer embarcou com uma arma.
No Japão estão a questionar a segurança dos aeroportos dos USA, já que é da responsabilidade dos aeroportos de partida garantie que os passageiros não estão armados.