Dia 15 de Novembro pelas 17:00 o Museu do Oriente vai receber o primeiro concerto em Portugal de Tempei Nakamura, o jovem compositor e pianista japonês que interpreta um repertório de música para piano do século XXI, inteiramente da sua autoria, caracterizado pela mistura de influências clássicas bem como do jazz e rock progressivo, entre outras. A entrada é Livre.
Nesta apresentação, Tempei vai tocar a emblemática suite da Península Kii, a música temática do “Caminho Antigo de Kumano”, e a suite evocativa dos jardins de Monet, em Giverny, e da pintura deste mestre do Impressionismo.
Tempei Nakamura (Kobe, 1980) inicia os estudos de piano aos 5 anos de idade. Seis meses depois do grande terramoto de Hanshin, em 1995, que destrói a sua casa quando tinha apenas 15 anos, Tempei abandona o liceu e começa a trabalhar na reconstrução das zonas afectadas, bem como outros trabalhos fisicamente exigentes. Mais tarde, regressa aos estudos numa escola secundária especializada em música.
Após frequentar a Universidade de Artes de Osaka, parte para Nova Iorque para prosseguir com os seus estudos, passando a residir entre essa cidade e Tóquio. Em 2010, apresenta-se a solo num recital no prestigiado Carnegie Hall e nesse mesmo ano, inicia a sua digressão pela Europa, tornando-se num músico de alcance e projeção global. Um dos projetos pessoais de Tempei, as apresentações regulares da Hidden Concert Tour, têm lugar nas recônditas montanhas da Península de Kii, património da humanidade, no Japão.