A AMD está a ponderar trazer de volta componentes de desktop AM4 baseados na arquitetura Zen 3.
Numa mesa-redonda durante a CES 2026 conduzida pela Tom’s Hardware, David McAfee, da AMD, afirmou que a empresa está a explorar formas de reintroduzir produtos na plataforma AM4 para permitir que os utilizadores façam upgrades sem terem de substituir todo o sistema.
McAfee referiu ainda dados internos revelam que muitos consumidores continuam a usar processadores Ryzen das séries 2000 e 3000, e que as lojas estão a registaram um aumento acentuado na procura destes produtos, o que sugere que os consumidores estão a tentar prolongar a vida útil dos PCs existentes em vez de mudar de plataforma devido aos elevadíssimos custos de módulos RAM DDR5.
A AMD está certamente a analisar tudo e admitiu se voltar a alargar o fornecimento para AM4, certamente que prolongará novamente a vida útil da plataforma.
De certa forma, o AM4 é vítima do seu próprio sucesso, uma vez que já recebeu novos SKUs há apenas alguns meses, aliás muito antes da “RAMpocalipse”.
O mais óbvio é o regresso da série Ryzen 5000, que inclui os populares modelos X3D porque fazem uso de módulos RAM DDR4.
Poucos esperam que as arquiteturas Zen 4 ou o Zen 5 cheguem à AM4, por isso os utilizadores continuam a procurar por estes modelos, especialmente o AMD Ryzen 7 5800X3D que infelizmente foi descontinuado.









