Metal Gear Solid Delta: Snake Eater vai receber lançamento para PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam) no dia 28 de agosto de 2025, mas alguns sites já receberam o jogo para análise e reportaram um elemento muito estranho, o desempenho na PlayStation 5 Pro é inferior ao da PlayStation 5 Standard.
A Digital Foundry indica que na versão PlayStation 5 existem dois modos de exibição, o modo Desempenho a 60FPS e um modo Qualidade a 30FPS, que oferece melhor fidelidade visual e resolução mais elevada. Contudo, o modo a 60FPS tem dificuldades em manter o seu objetivo, sobretudo nos cenários da selva, onde a taxa de fotogramas desce frequentemente para a casa dos 40FPS e pode mesmo cair para valores na ordem dos 30FPS, especialmente quando são adicionados outros efeitos, tais como lama ou nevoeiro, que fazem também com que a resolução varie entre 720p e 1080p.
No entanto, no caso da PlayStation 5 Pro tudo é ainda mais alarmante. Na consola mais poderosa da Sony, não existem opções gráficas. A Konami optou por implementar apenas um modo híbrido, que combina os elementos do modo Qualidade, maior resolução e detalhe gráfico com a meta de 60FPS. No entanto, esta abordagem única resulta em problemas de fluidez que são traduzidos para um desempenho inferior ao da PlayStation 5 Standard e alterna entre 756p e 1152p consoante o que está a ser exibido no ecrã.
Para já é desconhecido o desempenho nas consolas Xbox Series, mas no PC a única questão com que os jogadores vão ter de se preocupar é que o jogo está barrado a 60 FPS, mas suporta resoluções 4K Nativas. De salientar que os analistas talvez tenham recebido versões para teste de imprensa, e que o jogo seja acompanhado com um enorme “DAY 1 PATCH” para corrigir estes problemas, porque a PlayStation 5 é teoricamente uma consola capaz de executar jogos AAA modernos. Mesmo com estes problemas iniciais o jogo recebeu notas positivas na OpenCritic.