Nas suas redes sociais o Santuário Watazumi, um verdadeiro santuário xintoísta localizado na Ilha de Tsushima, no Japão, anunciou que proibiu a entrada a qualquer pessoa que não seja congregante e adorador devido a “um ato grave e imperdoável de desrespeito cometido por estrangeiro(s)”.
O Santuário Watazumi ganhou destaque internacionalmente após o lançamento do jogo Ghost of Tsushima tendo inspirado um dos santuários presentes no jogo.
Os fãs de Ghost of Tsushima fizeram grandes doações para ajudar a reparar o santuário depois de estes ter sido danificado por um tufão no final de 2020. A campanha de crowdfunding lançada pelo santuário arrecadou 27 milhões de ienes, levando a um agradecimento publico pelos sacerdotes do santuário.
Embora não seja revelado qual foi o “grave e imperdoável ato de desrespeito” que desencadeou as medidas rigorosas, já anteriormente o santuário teve problemas com turistas da Coreia do Sul e da China, incluindo vandalismo de solo sagrado e repetidos abusos físicos e verbais contra funcionários.
Como resultado, o Santuário Watazumi proibiu visitas com fins turísticos, permitindo apenas a entrada de fiéis nas instalações do santuário. Além disso, o santuário também proibiu os visitantes de tirar fotografias, fazer vídeos e fazer transmissões em direto.