Mais...
    InícioJogosAtari compra editora sueca Thunderful por 4,5 milhões de euros

    Atari compra editora sueca Thunderful por 4,5 milhões de euros

    Gigante dos videojogos aposta no mercado europeu com aquisição da empresa responsável pela série SteamWorld

    Atari logo HD

    A Atari anunciou hoje a aquisição da Thunderful Group, uma empresa sueca de desenvolvimento e publicação de videojogos, numa operação avaliada em cerca de 4,5 milhões de euros (5,19 milhões de dólares). O negócio prevê que a histórica marca americana fique com 82% das ações da companhia nórdica.

    A transação, no valor de 50 milhões de coroas suecas, está sujeita à aprovação dos acionistas da Thunderful numa assembleia geral extraordinária marcada para 28 de agosto. Segundo o comunicado divulgado, a proposta já recebeu apoio unânime do conselho de administração da empresa sueca, bem como de dois dos seus maiores acionistas, Owe Bergsten e Brjann Sigurgeirsson, que detêm em conjunto 29,9% do capital.

    Wade Rosen, CEO e presidente da Atari, destacou a importância estratégica desta aquisição: “Esta transação marca outro marco importante no desenvolvimento da Atari, expandindo as nossas capacidades de publicação e desenvolvimento na região europeia“. O executivo elogiou ainda a reputação da Thunderful no desenvolvimento de jogos aclamados pela crítica.

    A Thunderful Group, com sede na Suécia, opera através de vários estúdios localizados em Gotemburgo, Karlshamn, Malmö e Skövde. A empresa é conhecida por títulos como a popular série SteamWorld, Lost in Random, Viewfinder, The Gunk, Lego Bricktales e Cursed to Golf. As suas divisões incluem a Thunderful Publishing e a Rising Star Games.

    Esta aquisição insere-se numa estratégia mais ampla da Atari de expansão através de compras estratégicas. Nos últimos anos, a empresa já tinha adquirido estúdios como a Digital Eclipse, Nightdive Studios e a base de dados MobyGames.

    A Thunderful atravessou recentemente um período de reestruturação, tendo anunciado no ano passado o despedimento de um quinto dos seus funcionários. Na altura, a empresa justificou a medida com “investimentos excessivos” realizados nos últimos anos, que se revelaram insustentáveis face às condições desafiantes do mercado dos videojogos.

    Com esta aquisição, a Atari reforça a sua presença no competitivo mercado europeu de videojogos, apostando nas capacidades criativas e técnicas das equipas suecas para impulsionar o seu crescimento na região.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares