A Atari anunciou hoje a aquisição da Thunderful Group, uma empresa sueca de desenvolvimento e publicação de videojogos, numa operação avaliada em cerca de 4,5 milhões de euros (5,19 milhões de dólares). O negócio prevê que a histórica marca americana fique com 82% das ações da companhia nórdica.
A transação, no valor de 50 milhões de coroas suecas, está sujeita à aprovação dos acionistas da Thunderful numa assembleia geral extraordinária marcada para 28 de agosto. Segundo o comunicado divulgado, a proposta já recebeu apoio unânime do conselho de administração da empresa sueca, bem como de dois dos seus maiores acionistas, Owe Bergsten e Brjann Sigurgeirsson, que detêm em conjunto 29,9% do capital.
Wade Rosen, CEO e presidente da Atari, destacou a importância estratégica desta aquisição: “Esta transação marca outro marco importante no desenvolvimento da Atari, expandindo as nossas capacidades de publicação e desenvolvimento na região europeia“. O executivo elogiou ainda a reputação da Thunderful no desenvolvimento de jogos aclamados pela crítica.
A Thunderful Group, com sede na Suécia, opera através de vários estúdios localizados em Gotemburgo, Karlshamn, Malmö e Skövde. A empresa é conhecida por títulos como a popular série SteamWorld, Lost in Random, Viewfinder, The Gunk, Lego Bricktales e Cursed to Golf. As suas divisões incluem a Thunderful Publishing e a Rising Star Games.
Esta aquisição insere-se numa estratégia mais ampla da Atari de expansão através de compras estratégicas. Nos últimos anos, a empresa já tinha adquirido estúdios como a Digital Eclipse, Nightdive Studios e a base de dados MobyGames.
A Thunderful atravessou recentemente um período de reestruturação, tendo anunciado no ano passado o despedimento de um quinto dos seus funcionários. Na altura, a empresa justificou a medida com “investimentos excessivos” realizados nos últimos anos, que se revelaram insustentáveis face às condições desafiantes do mercado dos videojogos.
Com esta aquisição, a Atari reforça a sua presença no competitivo mercado europeu de videojogos, apostando nas capacidades criativas e técnicas das equipas suecas para impulsionar o seu crescimento na região.