Segundo o Bloomberg a Bandai Namco estará a reduzir a sua força de trabalho e cancelou vários jogos, incluindo jogos das franquias anime One Piece e Naruto, bem como um jogo da Nintendo.
Esta redução da força de trabalho não se esta a dar através de despedimentos, mas sim pelo “incentivo” dos funcionários a abandonarem voluntariamente a companhia.
Segundo as fontes do Bloomberg, a empresa está a “adotar uma abordagem tradicionalmente japonesa para reduzir o pessoal e enviar os trabalhadores para salas onde não lhes é dado nada para fazer, pressionando-os para que saiam voluntariamente”.
A Bandai Namco Studios terá enviado 200 trabalhadores para estas salas, levando a quase 100 despedimentos.
No entanto, representantes da Bandai Namco negaram tal prática ao Bloomberg:
As nossas decisões de descontinuar os jogos baseiam-se em avaliações abrangentes da situação. Alguns colaboradores podem precisar de esperar um certo tempo antes de receberem o próximo projeto, mas avançamos com as atribuições à medida que surgem novos projetos. Não existe nenhuma organização como uma ‘oidashi beya’ nos estúdios da Bandai Namco, concebida para pressionar as pessoas a sair voluntariamente.
A Oidashi Beya é uma prática utilizada pelas empresas japonesas para isolar os funcionários, não lhes dando tarefas, num esforço para os fazer sair por vontade própria, em vez de serem dispensados e receberem indemnizações.
Isso é tão japonês