A Gearbox Software e a 2K Games anunciaram durante uma transmissão State of Play dedicada a Borderlands 4 que o jogo vai receber lançamento no dia 12 de setembro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series e PC (Steam e Epic Games Store). Uma versão para a Nintendo Switch 2 também está a ser desenvolvida com lançamento previsto ainda para este ano.
O anúncio foi acompanhado por uma gameplay estendida que destacou dois dos quatro novos Caça-Arcas.
Vex, a Sereia, é uma lutadora capaz de introduzir buffs ou invocar sombras para a ajudar em combate. Rafa, o Exo-Soldado, utiliza um exosuit para empregar diferentes tipos de armamentos. Adicionalmente as empresas comentaram que estas personagens foram desenvolvidas com base num sistema de skill trees mais avançado e renovado.
Ambientado no mundo aberto do planeta Kairos, a história gira em torno do Guardião do Tempo, uma figura que governa há milénios enquanto mantém o controlo por intermédio de implantes cibernéticos chamados Bolts e do seu exército de agentes sintéticos conhecidos como “A Ordem”.
Os jogadores vão explorar várias regiões enquanto vão encontrar um misto de personagens novas e veteranas e vão formar alianças com facções locais, recrutarão companheiros para a sua causa e enfrentarão inimigos no clássico estilo Borderlands. No entanto, desta vez, um sistema de equipamentos totalmente reformulado também vai estar disponível.
As armas vão ser desenvolvidas por oito fabricantes, entre novos e veteranos, cada um com características únicas. Um novo sistema chamado Licensed Parts permite que os jogadores combinem habilidades e comportamentos de diferentes fabricantes numa única arma.
Melhorias contam com espaços que permitem personalizar os equipamentos de acordo com o fabricante para criar arsenais sob medida. Os Ordnance, que combinam granadas e armamentos pesados numa única slot recarregam após um tempo de espera. Já os Rep Kits oferecem utilidades instantâneas, como cura ou bónus temporários.
Borderlands 4 também conta um sistema cooperativo totalmente reformulado, com ferramentas que facilitam a formação de grupos online e a permanência conetada entre diferentes modos de jogo. Também vai ser implementado loot instanciado, níveis dinâmicos e configurações de dificuldade ajustáveis de acordo com o nível de experiência e perfis de cada jogador.