2021, além de ser um ano pandémico foi também um ano marcado pela escassez de componentes eletrónicos.

Devido a isto, continua a não ser possível encontrar a PlayStation 5, a Xbox Series, e outros componentes tecnológicos tais como placas gráficas nas prateleiras das lojas. As poucas que chegam são imediatamente vendidas a scalpers que as revendem a preços muito acima dos que adquiram.

Vendidas 118 mil Playstation 5 e 20 mil Xbox Series nos primeiros dias no Japão

Perante um ano que promete ser histórico no que toca a lançamentos, o panorama da disponibilidade de consolas e placas gráficas continua a não ser animador, visto que a CEO da AMD, Lisa Su, indica que a mesma tendência vai continuar em 2022, e só no fluir de 2023, a situação ficará normalizada, o ano que considera o início do pico da nona geração. De salientar que a AMD é a responsável por produzir a arquitetura gráfica e computacional de ambas as máquinas.

Vamos continuar a aumentar a produção. Se olharmos para o ciclo típico das consolas de videojogos, veremos que seu o pico é geralmente atingido no quarto ano. É possível que 2023 seja o ano da atual geração de videojogos quer em lançamentos como na disponibilidade de consolas no mercado.

A PlayStation 5 e a Xbox Series estão no mercado desde novembro 2020, mas devido às situações reportadas muitos jogadores acreditam que ainda vivemos na oitava geração de consolas.

Bruno Reis
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Outa
Outa
3 , Janeiro , 2022 13:20

Bom que assim dá tempo de eu conseguir money pra com comprar meu PS5 em 2023, com Final Fantasy XVI, se possível.