2021, além de ser um ano pandémico foi também um ano marcado pela escassez de componentes eletrónicos.
Devido a isto, continua a não ser possível encontrar a PlayStation 5, a Xbox Series, e outros componentes tecnológicos tais como placas gráficas nas prateleiras das lojas. As poucas que chegam são imediatamente vendidas a scalpers que as revendem a preços muito acima dos que adquiram.
Perante um ano que promete ser histórico no que toca a lançamentos, o panorama da disponibilidade de consolas e placas gráficas continua a não ser animador, visto que a CEO da AMD, Lisa Su, indica que a mesma tendência vai continuar em 2022, e só no fluir de 2023, a situação ficará normalizada, o ano que considera o início do pico da nona geração. De salientar que a AMD é a responsável por produzir a arquitetura gráfica e computacional de ambas as máquinas.
Vamos continuar a aumentar a produção. Se olharmos para o ciclo típico das consolas de videojogos, veremos que seu o pico é geralmente atingido no quarto ano. É possível que 2023 seja o ano da atual geração de videojogos quer em lançamentos como na disponibilidade de consolas no mercado.
A PlayStation 5 e a Xbox Series estão no mercado desde novembro 2020, mas devido às situações reportadas muitos jogadores acreditam que ainda vivemos na oitava geração de consolas.
Bom que assim dá tempo de eu conseguir money pra com comprar meu PS5 em 2023, com Final Fantasy XVI, se possível.