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    CEO da Square Enix apoia as tendências NFT e Blockchain

    A sua carta apresenta alguns paralelismos com o presidente Shinra

    No início de um novo ano muitos CEO expressaram as suas resoluções e metas por intermédio de cartas públicas. Uma das mais baladas foi a de Yosuke Masuda, o CEO da Square Enix, que nas últimas horas inflamou a internet.

    A razão para tal acontecimento, foi devido ao seu entusiasmo às tendências “NFT” e “Blockchain”.

    NFTs (Token não fungível) são unidades de dados intercambiáveis armazenadas num Blockchain (tecnologias baseadas em criptografia), que permitem aos utilizadores possuir, comprar e vender produtos digitais, tais como imagens ou itens exclusivos de jogo.

    A Square Enix é a segunda grande empresa que mostra entusiasmo por esta tendência, visto que a Ubisoft já o fez, mesmo sendo brutalmente criticada não só devido à prática como aos índices de dióxido de carbono na atmosfera gerados para produzir produtos.

    Yosuke comentou o seguinte na sua carta:

    Gostaria de começar por desejar-vos um Feliz Ano Novo.

    O metaverso foi um tema bem quente em 2021, que inspirou uma animada conversa global, sobre o que é e o tipo de oportunidades de negócios que apresenta. Neste contexto, o Facebook mudou o seu nome em outubro para Meta, como um registo de que o conceito não se trata de uma moda, e veio para ficar. O metaverso atraiu tanta atenção que 2021 foi intitulado de “Ano do Metaverso”.

    Atribuo este efeito em grande parte aos avanços na tecnologia de realidade aumentada, a prevalência crescente da nuvem e 5G, à tecnologia blockchain mais sofisticada e a outras evoluções tecnológicas que ocorreram numa variedade de campos nos últimos anos. Isto porque deram origem a serviços que estão sob a alçada do metaverso. O metaverso provavelmente terá uma transição significativa para uma fase de negócios em 2022, com uma ampla gama de serviços. À medida que esse conceito abstrato começa a tomar forma na forma de ofertas de produtos e serviços, espero que também traga mudanças e um impacto mais substancial nos nossos negócios.

    Outro termo que ganhou popularidade em 2021 foi o “NFT” ou “token não fungível”. O advento dos NFTs que usam a tecnologia blockchain aumentou significativamente a liquidez dos produtos digitais, permitindo a comercialização de uma variedade de produtos a preços elevados que geraram controvérsia em todo o mundo. Vejo 2021 não apenas como o “Metaverso: Ano Um”, mas também como “NFTs: Ano Um”, visto que foi um ano em que os NFTs foram recebidos com grande entusiasmo por uma faixa de utilizadores. No entanto, observamos exemplos aqui e ali de comércio de bens digitais NFT com conotações um tanto especulativas, independentemente do valor observado do conteúdo fornecido. Obviamente, que não é uma situação ideal, mas espero ver um eventual direito -dimensionamento em negócios de bens digitais à medida que se tornam mais comuns entre o público, com o valor de cada conteúdo disponível corrigido para seu o valor estimado verdadeiro, e espero que se tornem tão comuns quanto qualquer negócio de bens físicos.

    Para lidarmos com estas mudanças, a estratégia de negócios de médio prazo que revelamos em maio de 2020 identificou a IA, a nuvem e os jogos de blockchain como os novos domínios nos quais devemos concentrar-nos e, subsequentemente, continuarmos a ser agressivos em esforços e investimentos de P&D nestas áreas.
     
    No espaço de IA, estabelecemos a SQUARE ENIX AI & ARTS Alchemy Co., Ltd. (“AI & AA”) em março de 2020 para reforçar um desenvolvimento mais amplo de “IA de entretenimento”, em vez de ficarmos limitados pelos conceitos tradicionais de jogos AI. Os esforços de P&D da empresa concentram-se principalmente no processamento de linguagem natural, modelos, e tecnologia de simulação. Estes esforços vão ajudar-nos a desenvolver os nossos jogos e a melhorar sua qualidade geral, não nos cingimos só neste ponto atenção. Ao incorpora-las em avatares virtuais e em outras temáticas, planeamos aplica-las a uma ampla variedade de conteúdos e fornecer a tecnologia relevante para outras empresas, visando a projeção em todos os nossos negócios de entretenimento digital.

    Estamos a explorar potenciais esforços no espaço da nuvem a partir de duas perspetivas principais, a primeira sendo o aproveitamento das tecnologias de nuvem para distribuir conteúdo e a segunda sendo o desenvolvimento de conteúdo que ofereça aos clientes novas formas de entusiasmo proporcionadas pelos seus atributos. As tecnologias de infraestruturas de telecomunicações assistiram a uma massificação no mercado; cobertura de 5G. Os dispositivos também obtiveram ganhos no desempenho. À medida que essas tendências continuam, acredito que o conteúdo que fornecemos se tornará mais acessível, tornando provável que os nossos clientes descubram o seu prazer à medida que recebem mais formas para interagir. Aproveitarmos as tecnologias de nuvem é extremamente eficaz como meio de tornar o nosso conteúdo e os nossos serviços uniformemente disponíveis e atuarem como um catalisador para a criação de novas formas de entusiasmo que expandem os recursos de desenvolvimento de conteúdo pelos quais somos conhecidos. Como tal, estaremos a fazer amplos investimentos neste espaço.
     
    Por último, temos os jogos blockchain. Quer sejam jogos para um único jogador ou online, os jogos tradicionalmente envolvem um fluxo unidirecional em que criadores como nós fornecemos um jogo aos consumidores para desfrutarem. Em contraste, os jogos de blockchain, que emergiram neste ano e estão neste exato momento entrando numa fase de crescimento, são construídos sobre a premissa de uma economia simbólica, portanto, possuem um potencial crescimento autossustentável de um jogo. O fator que mais permite este crescimento é a sua diversidade, tanto na forma como se envolve como jogadores como o conteúdo interativo e em suas motivações. Os avanços nas economias simbólicas provavelmente adicionarão mais impulso a esta tendência. Vejo o conceito de “Play to win” que deixa muitos jogadores entusiasmados como um perfeito exemplo.

    Sei que algumas pessoas que “jogam para se divertir” e que atualmente formam a maioria, que expressaram muitas reservas quanto a estas novas tendências, o que é compreensível. No entanto, acredito que haverá um certo número de pessoas cuja motivação é “jogar para contribuir”, ou seja, ajudar a tornar um jogo mais emocionante. O jogo tradicional não ofereceu nenhum incentivo explícito a este último grupo de pessoas, motivadas estritamente por sentimentos pessoais inconsistentes como uma boa vontade e espírito voluntário. Este fato não é alheio às limitações do UGC (conteúdo gerado pelo utilizador) existente. O UGC foi criado exclusivamente devido ao desejo dos indivíduos se expressarem e não vejo nenhum incentivo explícito que existia para recompensá-los pelos seus esforços criativos. Aliás, acredito que este é um dos motivos de não existirem tantos conteúdos para modificar um jogo gerados pelo utilizador quanto seria de se esperar.

    No entanto, com os avanços nas economias simbólicas, os utilizadores receberão incentivos explícitos, resultando não apenas numa maior consistência na sua motivação, como também criarem um lado positivo tangível pelos seus esforços criativos. Acredito que este efeito fará com que mais pessoas se dediquem e sejam erguidas maiores possibilidades para os jogos crescerem. Desde se divertir até ganhar dinheiro e contribuir, para uma ampla variedade de motivações irá inspirar a se envolverem com os jogos e se ligarem com os mesmos. Os tokens baseados em blockchain que permitirão isso. Ao projetar economias de token viáveis nos nossos jogos, permitiremos o crescimento autossustentável dos jogos. É precisamente este tipo de ecossistema que está no coração do que chamo “jogos descentralizados”, e espero que se tornem uma grande tendência doravante. Se nos referirmos a uma relação unilateral de jogadores e empresas ligados por jogos temos o termo “jogos centralizados” e para contrastá-los apostaremos nos em descentralizados, e vamos incorporar este modelo nos jogos centralizados do nosso portefólio. Este será uma grande estratégia para nós a partir de 2022. As tecnologias básicas e elementares para habilitar jogos de blockchain já existem, assim como um aumento na alfabetização social e aceitação de ações criptográficas. Estaremos vigilantes nas mudanças sociais neste espaço enquanto ouvimos os grupos de utilizadores que o povoam e intensificaremos os nossos esforços para desenvolver um negócio que visa potencialmente emitir os nossos próprios tokens no futuro.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

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    Dougfulll
    Dougfulll
    2 , Janeiro , 2022 16:51

    Claro neh!! Isso vai dar rios de dinheiro pra eles kkkkkkk

    Likou
    Likou
    2 , Janeiro , 2022 18:08

    As empresas tem facilitado a minha economia com videogames. É só a Square lançar um jogo que tenha isso que não toco não importa se seja uma franquia que eu goste.

    Carlos santos
    Carlos santos
    Reply to  Likou
    3 , Janeiro , 2022 12:50

    Então voce não vai mais jogar nada na vida,pois todas vão partir para NFT.

    Febaxmann
    Febaxmann
    2 , Janeiro , 2022 16:13

    Mais triste é ver pessoas defendendo isso, boa parte nem gamer é, só tá lá para se aproveitar de pessoas inocentes achando que vão ganhar dinheiro com NFT.

    Cyrpto já é um mercado complicado de investir que requer muito cuidado, estudo e grande esforço para manter suas “moedas” seguras. NFT, por outro lado, está em um nível completamente diferente.

    Pelo que estudei sobre o assunto, grande parta das transações com NFT são scams. Pior ainda, a maioria esmagadora das pessoas que compram NFT nem estão comprando o item digital em si, mas apenas um hyperlink que liga para a blockchain, algo que scammers podem manipular até com certa facilidade; quais proteções você tem se alguém simplesmente alterar seu hyperlink para ligar para outra página?

    Blockchain também é super caro para manter, já que o arquivo não é pequeno por causa da criptografia (esse é um dos motivos por eles te venderem o hyperlink e não o item em si).

    Agora traga isso para jogos, que já são infestados com microtransações, DLCs, lootboxes, battlepass, etc. Tu vai pagar caro em um item que você nem é dono e que pode se tornar 100% irrelevante a partir do momento que a publisher puxar o plug do jogo?

    Lembro de um usuário alguns meses atrás no site do Adrenaline defendendo NFT em jogos como se fosse uma nova revolução, a melhor coisa do mundo. Fora na notícia que a Epic abriu as portas para NFT, ele estava se derretendo pela ideia. Das duas uma, ou ele já tá lambendo os beiços com a possibilidade de arrancar dinheiro das pessoas que vão cair nos golpes de NFT ou é daqueles que acha ok o estado atual da indústria de jogos, que jogos live-service, lootboxes, jogados quebrados no lançamento é apenas uma parte natural da evolução dos jogos.

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