O desenvolvimento de Star Citizen tem sido uma das sagas mais longas da indústria dos videojogos, e agora Chris Roberts, CEO da Cloud Imperium Games, fez uma declaração que está a gerar bastante controvérsia. Em entrevista ao jornal francês La Presse, Roberts afirmou que Squadron 42, o jogo single-player derivado de Star Citizen, poderá ser “quase tão grande” quanto Grand Theft Auto VI quando ambos chegarem ao mercado em 2026. Encontram o jogo aqui.
Squadron 42 estava inicialmente previsto para 2015, mas após 11 anos de desenvolvimento tumultuoso, finalmente tem uma data de lançamento para 2026. Roberts revelou que o timing foi propositadamente escolhido para que o jogo “não seja ofuscado” pelo lançamento de GTA VI, planeado para maio do próximo ano.
“Esperamos que seja quase tão grande acontecimento”, disse Roberts ao comparar os dois lançamentos. “Além de GTA VI, provavelmente é o jogo AAA com maior orçamento [do ano]”.
A comparação é ousada, especialmente considerando o percurso público e controverso de Squadron 42 até ao seu estado atual, supostamente “feature complete” desde 2023. No entanto, os números do desenvolvimento apoiam parcialmente esta afirmação, enquanto GTA VI teve um orçamento de desenvolvimento de quase mil milhões de dólares, Star Citizen já angariou 859 milhões de dólares através de crowdfunding.
Apesar destes números impressionantes, a realidade do mercado conta uma história diferente. Embora a Roberts Space Industries possa orgulhar-se de ter um milhão de pessoas a jogar mensalmente a versão alfa de Star Citizen e 25 milhões que já experimentaram o jogo pelo menos uma vez, Grand Theft Auto V vendeu 215 milhões de cópias até à data. O modo GTA Online atrai regularmente entre 20 a 30 milhões de jogadores recorrentes mensalmente.
O desenvolvimento de Star Citizen começou em 2012, apenas alguns meses antes do lançamento original de Grand Theft Auto V na PlayStation 3 e Xbox 360. Curiosamente, o desenvolvimento de GTA VI só começou a sério em 2020, altura em que a Roberts Space Industries estava a resolver um processo judicial contencioso sobre direitos de motor de jogo.
Ao contrário da Rockstar, que mantém o desenvolvimento completamente secreto, a Roberts Space Industries tem partilhado regularmente informações detalhadas sobre o progresso de Star Citizen e Squadron 42, mesmo quando essa transparência contribuiu para a perceção pública de disfunção interna.
“O financiamento coletivo massivo e contínuo permite-nos fazer coisas sem impor a estrutura de um estúdio de videojogos típico”, explicou Roberts. “Os jogadores que nos financiam esperam o melhor jogo, ponto final. Não temos de simplificar, cortar empregos ou mudar o nosso modelo de negócio”.
Quanto ao lançamento completo de Star Citizen versão 1.0, o artigo francês sugere que está “agora prometido” para “2027 ou 2028”. Tendo em conta o historial de adiamentos do projeto, esta nova data deve ser recebida com algum ceticismo pelos fãs que aguardam há mais de uma década.