
Depois de Lisboa e do Porto já terem os seus espaços há algum tempo, chegou finalmente a vez de Coimbra. A primeira loja certificada LEGO da região centro abre portas a 14 de março no Forum Coimbra, tornando-se a quarta do género em Portugal, a juntar às já existentes no Centro Colombo, nos Armazéns do Chiado e no NorteShopping.
O espaço ocupa cerca de 200 m² e promete ter disponível todo o tipo de produtos da marca, incluindo sets exclusivos que só se encontram nas lojas físicas certificadas. Para quem coleciona ou simplesmente aprecia o universo LEGO, é uma boa notícia.
Uma das curiosidades da inauguração é a peça em homenagem à cidade, que só será revelada no próprio dia. A escolha de Coimbra não parece ter sido ao acaso, com uma das universidades mais antigas da Europa e uma identidade cultural muito própria, a cidade oferece um contexto diferente das metrópoles onde a marca já estava instalada. Vera Bortolato, General Manager da Percassi Retail, a empresa italiana parceira do Grupo LEGO na gestão destas lojas em Portugal, Espanha, França e Itália, sublinhou precisamente isso ao referir que Coimbra foi escolhida pela sua relevância cultural e académica, e que a nova loja se destina a públicos de diferentes idades.
A Percassi é responsável pela rede de lojas certificadas LEGO em vários mercados europeus desde 2016, quando assinou o primeiro acordo com o Grupo LEGO para a abertura de lojas em Itália. Desde então, a parceria alargou-se a outros países, incluindo Portugal.
Rossana Mastrosimini, Channel Director do Grupo LEGO para a Europa Ocidental, explicou a escolha da cidade: “Há muito que planeávamos expandir para fora de Lisboa e do Porto, e Coimbra revelou-se a escolha ideal, tanto pela sua localização estratégica como pelo número de fãs LEGO na cidade. Nos últimos três anos, os fãs portugueses têm-nos demonstrado um carinho enorme, por isso, considerámos que este era o momento perfeito para dar mais um passo e levar a criatividade e a brincadeira a uma nova cidade do país”.
Para além da abertura da loja às 11h, está prevista uma atividade na praça junto à FNAC, entre as 10h e as 18h. Qualquer pessoa pode participar na construção de um mural coletivo com o tema Veículos LEGO, contribuindo com um painel para a composição final. É o tipo de iniciativa que costuma resultar bem com famílias e crianças, e que provavelmente vai fazer com que muita gente passe por ali sem ter planeado.
Com mais de 1.000 lojas espalhadas pelo mundo, a presença da marca em Portugal continua a crescer de forma gradual mas consistente, sempre através da Percassi e sempre em centros comerciais de referência.








