
O que devia ter sido um dia de festa para colecionadores de Disney Lorcana acabou por se transformar num autêntico caos junto à loja da Disney em Oxford Street, em Londres. A situação ficou tão fora de controlo que a empresa acabou por cancelar por completo o lançamento presencial previsto para esta sexta-feira, deixando centenas de fãs que tinham passado a noite na rua de mãos a abanar.
O motivo de tanta expectativa era o lançamento da Curator’s Collection: Heroines Edition, uma coleção especial do jogo de cartas colecionáveis Disney Lorcana dedicada a personagens como Ariel, Elsa e Jasmine, disponível apenas em edição limitada e vendida exclusivamente em parques temáticos e lojas Disney selecionadas. No Reino Unido, a loja de Oxford Street era o único ponto de venda físico do país, o que ajuda a explicar a dimensão da fila que se formou.
Filas de mais de meio quilómetro e revendedores a acampar durante a noite
Segundo relatos partilhados nas redes sociais, a fila junto à loja já contava entre 100 a 150 pessoas às 17h00 da véspera do lançamento, mas foi crescendo ao longo da noite até atingir, de acordo com imagens partilhadas online, cerca de 600 pessoas a acampar no local. Nos picos de maior afluência, a fila chegou a estender-se por quase meio quilómetro, entre a Marylebone Lane e a Vere Street até à Chapel Place.
🚨DISNEY STORE OXFORD STREET WONT BE OPENING TODAY!
Due to the uncontrollable queue situation we have been told that the drop won’t happen today. I’m trying to understand if this will be moved later today or completely cancelled. https://t.co/5xviOFYWkr pic.twitter.com/JJwLZIlo8U
— ItsMeCooper (@ItsaMeCooper) July 17, 2026
Uma das pessoas presentes descreveu a cena numa publicação no X.
“Isto é uma loucura. A fila estende-se por 4 quarteirões, sendo otimista. Nem sequer percebo onde é que a fila começa”, escreveu.
Com o avançar da noite, e já na manhã de sexta-feira, a situação agravou-se ainda mais quando, segundo vários relatos, grupos de revendedores terão forçado a entrada na fila, empurrando quem já esperava há horas para conseguirem chegar à frente. A polícia chegou mesmo a ser chamada ao local depois de estes incidentes.
Disney cancela o lançamento e pede desculpa aos fãs
Face à dimensão da confusão, a Disney acabou por confirmar que o lançamento presencial da coleção não iria avançar. Num comunicado a empresa explicou a decisão.
“Na sequência da perturbação registada durante a noite junto à nossa loja em Oxford Street, trabalhámos com as autoridades locais para decidir abrir mais tarde do que o habitual hoje. Queremos também informar os nossos fãs de que o lançamento presencial previsto da Disney Lorcana: Curator’s Collection – Heroine Edition não vai acontecer hoje. Compreendemos o quão desiludidos ficarão aqueles que estavam à espera deste lançamento e pedimos sinceras desculpas a todos os afetados. Obrigado pela vossa compreensão”.
Ainda assim, e como seria de esperar, muitos colecionadores genuínos que passaram a noite na rua ficaram frustrados com a situação, sobretudo por, até ao momento, não haver garantias de quando ou se o lançamento vai ser reagendado, ou se a coleção vai acabar por ser disponibilizada apenas online.
Looking to pick up the new #Lorcana Curator Heroines Collection at #DisneyStore in Oxford Street, they are queuing already, almost 12 hours before the store opens tomorrow at 9am. They’re in for a long night. If you’re planning on joining the queue, it’s already 100-150 strong!! pic.twitter.com/1Atu8WcvSJ
— DazRollsDice (@dazrollsdice) July 16, 2026
Um dos fãs presentes resumiu bem a indignação de quem estava na fila desde madrugada:
“Em fila desde as 3 da manhã para isto… Todos sabiam que os revendedores estariam presentes e a loja devia ter estado preparada para isso”.
Outro comentário, também partilhado nas redes sociais, ia ainda mais longe ao descrever o ambiente junto à loja.
“Uau. Não tenho palavras! O lançamento de Lorcana em Londres, na Oxford St, foi cancelado devido a comportamento violento e agressivo, com revendedores e grupos organizados a tomarem conta da fila e a avançarem à força para a frente da Disney Store”.
O problema não ficou apenas por Londres
Apesar de Londres ter sido claramente o caso mais grave, não foi o único local a sentir os efeitos da procura elevada por esta coleção. Em Paris, o lançamento acabou por avançar, mas também ali a experiência ficou longe de ser tranquila para os colecionadores presentes.
“Consegui a minha Curator’s Collection na Disneyland Paris, mas todo o processo foi uma grande confusão”, relatou uma fã através do X. “Havia gente a acampar durante a noite, pessoas a correr e a cair, gente a furar a fila, fomos empurrados de um lado para o outro e havia centenas de revendedores só para ganhar dinheiro rápido”.
O valor de venda ao público desta edição especial ronda as 100 libras por loja, mas exemplares da coleção já estavam a ser revendidos no eBay por cerca de 650 libras horas depois do lançamento, o que ajuda a explicar o interesse desproporcionado de revendedores em conseguir unidades a qualquer custo.
Este tipo de episódio já não é propriamente uma novidade no universo das cartas colecionáveis. O fenómeno dos revendedores tem gerado problemas recorrentes também no mundo das cartas Pokémon, com cadeias de lojas a recorrerem a medidas cada vez mais drásticas para tentar travar o problema, desde cortar caixas seladas de boosters diretamente na caixa registadora até equacionar a introdução de verificação de identificação obrigatória para limitar compras em grande escala.









