Concrete Genie – Análise

Coloridamente recomendado!

Concrete Genie, é um jogo da pequena mas talentosa PixelOpus, um dos estúdios mais pequenos da Sony Interactive Entertainment, que temos vindo a explorar nesta última semana aqui no OtakuPT.

Na base da história de Concrete Genie temos dois temas atualíssimos, o bullying e a poluição, temas estes que não são os mais fáceis de abordar, mas que a PixelOpus com mestria e singeleza conseguiu transportar de uma forma mágica para os nossos ecrãs.

Acompanhamos Ash, um jovem com o qual muitos se identificarão, ele sofre de bullying e o seu gosto pelo desenho é a sua forma de escapar à dura realidade que o rodeia. Ele é um dos poucos habitantes que ainda não abandonou Denska, uma cidade costeira que perdeu toda a sua energia e alegria para uma estranha escuridão.

No início da história Ash descobre os seus desenhos perdidos, mas algo está diferente, eles ganharam vida, são pequenos génios que ele vai utilizar para fazer Denska voltar aos seus tempos áureos. Como é que ele vai fazer isso? Ele tem um pincel mágico que vai utilizar para afastar a matéria negra e através da interação com os diferentes génios, ultrapassar diversos obstáculos e quebra-cabeças.

Lentamente Ash vai fazendo regressar a luz e a cor a uma Denska da qual muitos já tinham desistido.

Gameplay

Pelos trailers já tínhamos uma ideia, mas só quando pegamos no dualshok e começamos a pintar as paredes com o seu sensor de movimento é que nos apercebemos de todo o potencial de Concrete Genie e como o seu gameplay consegue ser intuitivo e divertido. Nada temam aqueles que não são inclinados para as artes, a vossa perícia na arte do desenho e coloração não será um entrave, e até o mais desmotivado artista vai ficar impressionado com o que vai criar em Concrete Genie.

Os desenhos que vão fazer, quer para iluminar Denska ou interagir com os génios, são na realidade, várias formas já pre-formatadas que selecionam, numa mecânica muito semelhante à de colar decals. No entanto, o que poderia ser uma atividade potencialmente aborrecida, torna-se num verdadeiro momento mágico, com a PixelOpus a mostrar toda a sua mestria.

Os decals não são estáticos, são fluidos e vão reagir ao local e à maneira como os aplicam com o pincel, nunca vão encontrar dois desenhos iguais e no final, quando limparem uma secção do mapa e olharem para trás, a vossa expressão será algo do género — WOW eu fiz aquilo!

No jogo vão também encontrar situações em que para avançar vão ter de utilizar a vossa imaginação e engenho, terão de ver bem o obstáculo que têm pela frente e selecionar o génio correto para o ultrapassar, sendo que cada um tem características muito próprias e interage com o ambiente de maneira diferente.

Concrete Genie está está em Português de Portugal

Terão de conceder os desejos dos génios, como por exemplo desenhar uma árvore, ou estrelas, para ganharem super-tinta, uma tinta que servirá para limpar Denska de toda aquela corrupção.

Os desafios que vão encontrar não são do mais difícil, mas o objetivo não é a dificuldade, mas sim a experiência mágica que Concrete Genie proporciona ao jogador.

A experiência mágica que Concrete Genie proporciona ao jogador

Controlar Ash é simples e rapidamente estão a escalar a maioria das casas do pequeno mapa sem grande dificuldade.

O jogo não é dos mais longos, terão pela frente perto de 7 horas, mas o objetivo da PixelOpus com os seus poucos funcionários sempre foi claramente criar uma experiência única.

Modo VR

Passando para a realidade virtual de Concrete Genie, vão ai sim dar uso de toda a vossa capacidade artística para criar obras de arte que ganham vida. Algo que em 3D é impressionante.

Gráficos

Como já devem ter reparado Concrete Genie consegue ter um estilo visual muito próprio fazendo-nos lembrar de uma mistura de jogo de exploração com cinema de animação europeu vindo de escolas como a parisiense Gobelins.

Temos uma Denska escura, decadente, com um aspeto muito 2D que contrasta com as cores vibrantes utilizadas por Ash, aliás esse jogo de cores e contrastes é algo que está presente ao longo de todo o jogo e é muito bem explorado.

Veredito

Concrete Genie é algo diferente, algo novo, algo divertido, que deforma subtil, mas eficaz aborda de forma eximia dois temas pesados.

Com um gameplay inovador a PixelOpus consegue ser uma lufada de ar fresco e mostra que com um pouco de ingenuidade e criatividade conseguimos criar algo verdadeiramente especial que transmite uma mensagem poderosa.

A um preço acessível (€29,99), a inclusão dos modos PSVR e uma experiência única, Concrete Genie é

Coloridamente recomendado!