Conheçam os geniais “mods” de Final Fantasy VII Remake Intergrade para o PC

Um conjunto de modificações que transformam uma das melhores aventuras por completo

Os “mods” não só são a característica mais única nos PC, como a que a separa das outras plataformas. A possibilidade de os próprios fãs darem asas ao seu talento e imaginação produz efeitos muito próximos a um “DLC” grátis que como vão ver de seguida melhoram e transformam exponencialmente uma experiência de jogo. Partindo de uma antiga sugestão de um leitor -que foi anotada e não foi esquecida- decidi pegar num punhado de “mods” de  para o PC partilhados na rede Nexus Mods e apresentá-los aos leitores do Otaku PT. Espero que sejam do vosso agrado e se divirtam tanto quanto eu a escrever este artigo.

Primeiro, para a maioria funcionar necessitamos do genial “mod” criado por emoose, FFVIIHook – INI and dev console unlocker que garante o acesso à modificação de elementos do jogo tais como texturas, “Cvars”, e eliminar por completo os soluços que como noticiamos foram um grave problema no lançamento desta versão. Para o habilitarem precisam de criar uma pasta na diretoria “Documents\ My Games\FINAL FANTASY VII REMAKE\Saved\Config\WindowsNoEditor” e extrair os ficheiros (se aplicável) “Engine.ini” “Input.ini” para a mesma, e o “xinput1_3.dll” para a pasta “End\Binaries\Win64“, para ficar ao lado do executável “ff7remake_.exe“. Para verificarem se o “Mod” funciona só tem de carregar na tecla Til (~) do vosso teclado em qualquer momento do jogo e se for necessário modificarem “Cvars” em tempo real através da linha de comandos da consola. Se acharem muito complicada a tarefa de testar “Cvars”, através da consola ou do ficheiro “Engine.ini” os “modders” Mary333 e TroNiX criaram soluções para a vossa build. Desde equipamentos mais simples a outros que vão usar todo o poder dos componentes mais atuais. Até existe um modo “potato” criado por yakuzadeso que garante o uso do jogo em qualquer computador e dá um novo significado ao termo “Remake”.

Esta versão de Final Fantasy VII Remake esteve inicialmente condicionada a um estranho problema. Se os jogadores habilitassem mais fotogramas do que a resolução permitia, esta seria afetada. Para colmatar esta grave falha o “modder” BobG123, criou um ficheiro que impede que o jogo deambule de resoluções em resoluções para se ambientar aos fotogramas estabelecidos.

Final Fantasy VII Remake Intergrade como sabemos trata-se de uma aventura que retira elementos da história de 1997, enquanto “troça” das expetativas dos próprios jogadores. Contudo, sentimos um certo distanciamento estético do jogo original na sua modernização. Felizmente os “modders” decidiram criar um conjunto de soluções que permitem revisitar esta aventura em tons mais clássicos nos modernos. Para instalarem qualquer um dos “mods” só tem de criar a pasta ~mods na diretoria “Epic Games Store\FFVIIRemakeIntergrade\End\Content” e extraírem o seu conteúdo para dentro da mesma.

Final Fantasy VII Remake Intergrade, mesmo nesta versão continua a sofrer dos males das versões nas consolas PlayStation, ou seja, texturas pobres e deslavadas, quase como tivessem perpetuamente a serem renderizadas. Há que louvar o hercúleo trabalho de Altezein, que fez “upscale” de todas as 6150 texturas do jogo, elevando a sua resolução nativa para 4K. O resultado é um jogo muito muito, mas mesmo muito superior visualmente que torna esta versão de Final Fantasy VII Remake como a definitiva. Até vou mais mais e indico este “mod” devia ser oficializado em todas as plataformas, com o devido crédito e bonificações ao seu criador.

Tifa, é indiscutivelmente uma das personagens mais acarinhadas dos fãs. No entanto, esta nova versão foi um pouco diversiva porque as suas vestes diferem bastante dos moldes originais. Felizmente o “modder” SweetFluff3D conseguiu trazer-nos a Sra. Lockhart que conhecemos e amamos, retirando algum ruido moderno, vestindo-a com a sua tradicional camisola branca, minissaia preta, botas com picos nos cantos e colocar o célebre penteado em forma de barbatanas de golfinho na ponta. Se desejam ainda mais transformar a nossa Tifa usem o “mod” de Gantz79 para lhe colocarem as suas luvas vermelhas com o escudo numa das suas pontas.

Outra menina muito acariciada pelos jogadores é a jovial Aerith, que nesta nova versão apresentou um vestido um pouco diferente do que estávamos habituados. Mais uma vez os “modders” chegaram-se à frente e Amiibolad recriou o tradicional vestido rosa sem padrões e um casaco vermelho mais simplificado para a nossa ancient favorita.

Contudo, podemos ir muito mais longe, sendo que o modder FantasyRaiderr, decidiu modificar cores de ambientes, personagens e invocações para se aproximarem das suas congéneres clássicas. Desde o Sephiroth clássico, uma Leviathan azul esverdeada, o edifício da Shinra, um trilho de sangue e o Presidente da Shinra com as cores originais.

O “mod” de Luneyes é o perfeito exemplo do “não necessitaria de algo até saber que existe” dado que este “mod” penteia o Cloud Strife com as formas da sua versão de 1997. O resultado é um SOLDIER 1ST CLASS muito, mas mesmo muito mais fiel à sua versão clássica com apenas este simples corte de cabelo. Podem também usar o “”mod” de LoboNecrodes para lhe injetar mais Mako, e consequentemente obter um olhar mais vibrante.

Claro que nem só de valores clássicos vivem este “mods”, sendo que os MonkeyMan Mods, permitem desfrutarmos de uma alter-ego de Aerith bem interessante e complementar. Através deste descobrimos que a jovem Cetra é uma descendente da lua, e quando não dá piropos a um certo SOLDIER 1ST CLASS, ou salva o mundo de Gaia, é uma Navegante da Lua (versão Sailor Moon S). Este “mod” assenta que nem uma luva na personagem, visto que ambas possuem personalidades e maneirismos semelhantes. Combinem com o “mod” de MemoryH, para lhe substituírem o Arcane Scepter pelo Moon Staff e divirtam-se a castigar o Sephiroth em nome da lua!

E se as outras personagens também partilhassem paralelismo com a Navegante da Lua? Foi precisamente o que juijub decidiu recriar. Este talentoso “modder” pegou no conceito dos MonkeyMan Mods, e decidiu expandi-lo ao criar uma versão modernizada -com as célebres tranças- da Cetra Moon, e vestir Cloud como o Tuxedo Mask (Mascarado) e Tifa como Sailor Mars. Tendo em conta que num certo período da série clássica a Rei (Rita) teve uma paixoneta pelo Mamoru (Gonçalo na nossa versão) este divertido “mod” consegue ter um duplo sentido em várias cenas onde este triângulo amoroso marca destaque.

Como todos sabemos Cloud Strife é um orgulhoso Ex-SOLDIER 1ST CLASS, o que o condiciona como um agente secreto de uma certa forma. E se o Cloud fosse mesmo um agente secreto da Shinra? Foi com essa mentalidade e com o talento da dupla Ninjagrime and Sreliata que podemos desfrutar do “Cloid Forgerife“. Para grande delírio o nosso fã incondicional de Zack Fair explode nos nossos ecrãs com o tradicional fato do pai de Spy X Family em situações que pareceram mesmo criadas para a sua nova persona.

O que a Shinra me custou? Tudo! Foi com esta inspiração que mais uma vez os MonkeyMan Mods” decidiram pegar na única personagem jogável que ainda não foi apresentada neste espaço e colocar o fato de Thanos e a sua Infinity Gauntlet no Barret Wallace. Escusado será dizer que ambas também apresentam paralelismos semelhantes quer na história como o facto de colocar as Materias na Gauntlet e usarem uma arma corpo a corpo. Devido a estes e muitos mais condicionantes podem crer que este “mod” é equilibrado, como tudo na vida deve ser.


Podemos ir muito mais além e personalizar a nossa aventura ainda mais com versões modernas das músicas do jogo clássico que não deram o salto para as situações onde deviam acontecer, colocadas por Neo Faizan e NickTheBushman utilizar os efeitos sonoros do jogo original (Oluvids), ou até aproximá-lo novamente a um jogo com batalhas por turnos (Syynx).

Estes são apenas alguns dos “mods” que podemos desfrutar para recriarmos também a nossa versão de uma aventura que certamente fez ou faz parte das nossas vidas.

Subscreve
Notify of
guest
4 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Valverde
Alex Valverde
14 , Maio , 2022 15:09

Esse mod que melhora as cores ficou incrivel.

A square bem que podia colocar essas skin no jogo

Paulo De Lima Ramos
Paulo De Lima Ramos
Reply to  Bruno Reis
14 , Maio , 2022 18:10

O do primeiro vídeo.