
A saga Dead Island tem uma história de desenvolvimento tão acidentada que qualquer anúncio de uma nova sequela é recebido com uma mistura de entusiasmo e ceticismo saudável. Mas desta vez pode ser diferente. Documentos financeiros da Dambuster Studios revelam que Dead Island 3 está oficialmente em produção, com toda a equipa do estúdio britânico focada no projeto e uma janela de lançamento prevista para o primeiro ou segundo trimestre de 2028.
Os documentos não deixam margem para dúvidas, nomeiam o jogo diretamente e afirmam que a produção está agora a “avançar a bom ritmo”. Segundo os relatórios, “partes do jogo estão agora em produção inicial”, incluindo design de funcionalidades, design de personagens, design de mundo e narrativa.
A Dambuster Studios, subsidiária interna da Deep Silver com sede em Nottingham, emprega atualmente 194 pessoas. Destes, 93% estão a trabalhar diretamente em funções de desenvolvimento, enquanto o restante pessoal lida com gestão de estúdio e apoio administrativo. Após o lançamento de Dead Island 2 Ultimate Edition em outubro de 2024, o foco principal do estúdio é agora Dead Island 3.
Podemos ler no documento:
“Após o lançamento de Dead Island 2 Ultimate Edition em outubro de 2024, o foco principal da Dambuster Studios é agora Dead Island 3. Todos os programadores estão atribuídos ao projeto e uma vez que as versões Luna e Mac de Dead Island 2 estejam completas, toda a equipa de QA da Dambuster também será atribuída a Dead Island 3“.
O relatório acrescenta ainda: “Partes do jogo estão agora em produção inicial com o design de funcionalidades, personagens, mundo e história a avançar a bom ritmo. A janela de lançamento prevista atual para o projeto é Q1/2 2028”.
A Dambuster já tinha dado pistas sobre a existência de Dead Island 3 através de uma publicação no Steam no início deste ano.
Dead Island 3 sugerido pela Dambuster Studios com pista sobre nova localização
Se Dead Island 3 for mesmo lançado em 2028, chegará cinco anos após o último jogo, um contraste notável com Dead Island 2, que teve um período de desenvolvimento turbulento que se estendeu por quase uma década.
A história começa em 2012, quando a Techland, criadora do primeiro Dead Island, decidiu focar-se em Dying Light com a Warner Bros. Interactive Entertainment em vez de fazer a sequela. A Deep Silver começou então a procurar outro estúdio, até que a Yager Development (Spec Ops: The Line) fez uma proposta bem-sucedida no terceiro trimestre de 2012.
O jogo foi anunciado pela primeira vez na conferência E3 2014 da Sony, com a Yager a estabelecer uma nova divisão, Yager Productions GmbH, especificamente para o desenvolvimento. Inicialmente programado para lançamento no segundo trimestre de 2015, o jogo teve até demonstrações de gameplay na Gamescom 2014. Mas em julho de 2015, a Deep Silver anunciou que a Yager tinha sido removida do projeto.
Timo Ullmann, diretor-geral da Yager Development, afirmou mais tarde que a saída da empresa do projeto ocorreu porque “as visões respetivas da Yager e da Deep Silver para o projeto ficaram desalinhadas”. A Yager Productions apresentou insolvência em julho de 2015.
Em março de 2016, o estúdio britânico Sumo Digital anunciou que tinha assumido o desenvolvimento. Durante 2017 e 2018, a Deep Silver reiterou que o jogo ainda estava em desenvolvimento, mas em agosto de 2019, a THQ Nordic anunciou que o desenvolvimento tinha mudado de mãos para a Dambuster Studios, um estúdio interno da Deep Silver.
Quando a Dambuster finalmente assumiu Dead Island 2 em 2019, o estúdio começou maioritariamente do zero. O diretor técnico Dan Evans-Lawes comentou: “Foi basicamente um recomeço completo. Obviamente havia algumas coisas que já tinham sido comunicadas, a localização em Los Angeles e coisas assim, e quando olhámos para isso, a localização era algo que definitivamente queríamos manter. Sentimos que era uma oportunidade para ter um elenco de personagens realmente maluco e diverso, e também é uma localização muito icónica, então obviamente queríamos manter isso. Além disso, foi totalmente do zero”.
Dead Island 2 foi finalmente lançado a 21 de abril de 2023 para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC via Epic Games Store. O jogo vendeu 1 milhão de unidades em 3 dias e em setembro de 2025, a Deep Silver anunciou que ultrapassou 20 milhões de jogadores. O sucesso parece ter convencido a Deep Silver a manter a Dambuster no projeto.
O relatório é para o ano que terminou a 31 de março de 2025, portanto o desenvolvimento presumivelmente avançou desde então. O documento em si está datado de 24 de novembro de 2024, segundo a MP1st.
2028 ainda está longe, e isso é muito tempo para os horários saírem dos carris, mas esperançosamente não teremos uma repetição de Dead Island 2, que passou entre vários programadores até a Dambuster o levar até à linha de chegada. É difícil de acreditar que já passaram 11 anos desde aquele anúncio na E3.









