O diretor de Dragon Quest VII Reimagined, Masato Yagi, respondeu publicamente às críticas de fãs japoneses que questionaram a abordagem de desenvolvimento do remake. Através de publicações no Twitter, Yagi defendeu o trabalho da sua equipa e negou acusações de que o projeto estaria a ser produzido de forma apressada.
“Não estamos a apressar a produção no último minuto. Todos estão a dedicar os seus corações e almas a isto. Só quero ter a certeza de que isso é compreendido”, declarou Yagi a 14 de setembro. O diretor fez questão de esclarecer que não estava a pedir complacência: “Não estou a tentar dizer ‘estamos a trabalhar arduamente, por isso não se queixem’. Por favor, não interpretem mal”.
As declarações do diretor surgem na sequência de críticas que emergiram após o anúncio surpresa da Square Enix sobre o remake completo em 3D do Dragon Quest VII original de 2000. Embora os fãs da série tenham recebido a notícia com entusiasmo geral, alguns expressaram preocupações sobre a direção tomada no desenvolvimento.
Um dos pontos de controvérsia centra-se na decisão da Square Enix de simplificar a narrativa do jogo, removendo algumas histórias secundárias. Apesar dos criadores terem enfatizado que apenas elementos com pouca relevância para o cenário principal seriam cortados, alguns fãs manifestaram descontentamento com a ideia de remoção de conteúdo original.
No twitter fãs japoneses expressaram receios de que Reimagined pudesse ser “um projeto preguiçoso para preencher o tempo até ao lançamento de Dragon Quest XII”.
Dragon Quest VII Reimagined recebe detalhes da história, gameplay e edições
A resposta de Yagi parece dirigir-se especificamente a estas preocupações, deixando claro que a equipa está totalmente comprometida com o desenvolvimento do remake. Atualmente, não existe informação detalhada sobre quanto conteúdo original será removido ou de que forma.
A Square Enix confirmou também a adição de funcionalidades e conteúdo extra ao remake, incluindo novos cenários e um sistema chamado Moonlighting. Estas adições visam compensar as remoções de conteúdo e oferecer experiências inéditas aos jogadores.
Dragon Quest VII: Reimagined tem lançamento marcado para o dia 5 de fevereiro de 2026 para PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e Nintendo Switch 2.