Recentemente no seu x / twitter Katsuhiro Harada, o diretor e produtor-chefe da série de jogos Tekken falou sobre a frustração e problemas que podem surgir quando os fãs enviam conceitos para ele ou para a Bandai Namco espontaneamente.
Quando as ideias desenvolvidas são partilhadas com a equipa, os programadores podem ter de evitar tudo o que esteja próximo de um conceito enviado, por medo de possíveis problemas legais.
Katsuhiro Harada escreveu:
Em primeiro lugar, seria sensato deixarem de nos mostrar as suas “ideias específicas de personagens” em sites de redes sociais ou em cartas para nós. Em vez disso, as vossas ações contribuirão para a possibilidade de o vosso pedido não ser atendido. Esta é a conclusão a que cheguei não só com TEKKEN, mas também com outros títulos em que trabalhei nos últimos 30 anos, bem como com outros títulos internos. Muitas pessoas enviam cartas, ideias de personagens e ideias de cenários de jogos às empresas de jogos através de sites de redes sociais e formulários de contacto.
Basicamente, quanto mais específica e detalhada for a ideia, menor será a probabilidade de a adotarmos e mais longe estaremos de sermos influenciados por ela.
Porquê? Porque uma certa percentagem de pessoas vai apresentar uma ação judicial sob a forma de “utilizou a minha proposta sem permissão” ou “roubou a minha proposta” ou “esta foi a minha proposta”.
(O mais assustador é que, no passado, pessoas que não me enviaram qualquer carta ou e-mail protestaram veementemente: “A minha ideia surgiu primeiro!”)
No passado, vários dos nossos títulos solicitaram ideias de utilizadores e direitos de nomeação em revistas como “campanhas”. No entanto, muitas empresas de jogos interromperam tais iniciativas e campanhas após tais problemas, incluindo processos judiciais a reivindicar direitos, apesar de terem assinado todo o tipo de formulários de consentimento antecipadamente.
Não se trata de saber se podemos ganhar o processo ou não, mas o facto de surgirem este tipo de problemas é um fardo para nós. Irei sempre consultar e ouvir as opiniões dos fãs/utilizadores no meu caso, e não me interpretem mal, opiniões e ideias são duas coisas diferentes.
… como expliquei no início, é basicamente um risco nos dias de hoje receber detalhes de ideias específicas dos fãs, e é de notar que tentamos evitar problemas tanto quanto possível.
Infelizmente lembrei do caso do estúdio da Kyoto Animation.
De certa forma, até neste contexto faz sentido a preocupação do Harada.