Depois de afirmar que o seu jogo Blue Archive não iria ter censura, o diretor Yongha Kim veio agora pedir formalmente desculpa após acontecer precisamente o contrário no ocidente.
Ele explicou que embora tenha afirmado numa entrevista que a equipa não tinha planos para alterar as ilustrações para a versão internacional, ele confirmou que a apresentação de um segmento da novel com Aris foi alterada por “pedidos externos”.
A mensagem explica ainda que as diferenças “não se devem à política dos estúdios de produção e a editoras que favorecem ou negligenciam certas regiões” e que as opções da equipa incluíam remover todo o conteúdo, modificar as imagens ou alterar a apresentação. A equipa optou por mudar a apresentação porque isso “minimizaria os danos ao conteúdo”.
Temos plena consciência da importância de preservar o conteúdo original, mas acreditamos que fornecer um serviço estável de jogo era mais importante.
Yongha Kim, além disso, explicou “a postura oficial para futuras ‘censuras'”. Embora o estúdio de produção pretenda compartilhar o mesmo conteúdo em todas as regiões sem alterações, podem ocorrer solicitações de modificação. Nessas situações, a equipa implementará as modificações de forma a “preservar ao máximo a intenção original”. Essas mudanças serão mencionadas em notificações de atualização futuras.
De acordo com um post do Reddit, uma ilustração de Aris no volume 2, capítulo 1, episódio 4 foi cortada na versão global para esconder a parte superior do seu corpo nu.
Numa entrevista em outubro, Kim descreveu as ilustrações como “da maior importância”. Ele disse: “Nós próprios não fizemos nenhuma alteração nas ilustrações neste momento. E também não planeamos fazer isso no futuro”.
Blue Archive é desenvolvido pelo estúdio coreano NAT Games (uma subsidiária da Nexon). A Yostar Japan lançou o jogo pela primeira vez no Japão a 4 de fevereiro, e a Nexon publicou a versão global a 8 de novembro de 2021. O jogo é gratuito com compras opcionais no aplicativo.
Super amo esse game.
Nem era Grande coisa, mas bem às vezes é inevitável.
Na verdade foram obrigados pelo Google kkkkkk