Com a introdução de uma nova legislação a União Europeia vai obrigar que a partir de 2027 a grande maioria dos aparelhos eletrónicos possuam baterias substituíveis.
Na Europa a lei vai aplicar-se a um grande número de dispositivos com baterias, desde carros elétricos a pequenos dispositivos eletrónicos com bateria. Segundo o Overkill apurou junto da sua fonte na União Europeia, também os dispositivos portáteis de jogos, como a Switch e Steam Deck, lançados a partir de 2027 vão ter de ter baterias que possam ser substituídas.
A overkill falou diretamente com uma fonte da UE que confirmou que sim, “as baterias das portáteis para jogos estão cobertas pelo regulamento de baterias e resíduos de baterias”.
Claro que este regulamento será aplicado apenas a novos produtos, o que significa que vai afetar novas gerações da Switch, Steam Deck, ROG Ally e outras consolas portáteis semelhantes.
No website da União Europeia podemos ler:
O Conselho adotou hoje um novo regulamento que reforça as regras de sustentabilidade no que toca às baterias e respetivos resíduos. O regulamento irá regular todo o ciclo de vida das baterias – desde a produção até à reutilização e reciclagem – e garantirá que as baterias são seguras, sustentáveis e competitivas.
O regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho aplicar-se-á a todas as baterias, incluindo todos os resíduos de baterias portáteis, baterias de veículos elétricos, baterias industriais, baterias de arranque, iluminação e ignição (SLI) (utilizadas principalmente para veículos e máquinas) e baterias de meios de transporte ligeiros (por exemplo, bicicletas, motoretas e trotinetas elétricas).
O regulamento fixa metas para os produtores recolherem resíduos de baterias portáteis (63 % até ao final de 2027 e 73 % até ao final de 2030) e introduz um objetivo específico de recolha de resíduos de baterias para os meios de transporte ligeiros (51 % até ao final de 2028 e 61 % até ao final de 2031).
O regulamento prevê que, até 2027, as baterias portáteis incorporadas em aparelhos devam ser removíveis e substituíveis pelo utilizador final, deixando tempo suficiente para que os operadores adaptem a conceção dos seus produtos a este requisito. Trata-se de uma disposição importante para os consumidores. As baterias de meios de transporte ligeiros terão de ser substituíveis por um profissional independente.
O regulamento introduz requisitos de rotulagem e informação, nomeadamente sobre os componentes das baterias e o conteúdo reciclado, bem como um “passaporte de bateria” eletrónico e um código QR. A fim de dar tempo suficiente aos Estados-Membros e aos agentes económicos do mercado para se prepararem, os requisitos de rotulagem serão aplicáveis a partir de 2026 e o código QR a partir de 2027.
O regulamento sobre baterias tem por objetivo criar uma economia circular para o setor das baterias, visando todas as fases do seu ciclo de vida, desde a conceção até ao tratamento dos resíduos. Trata-se de uma iniciativa de grande importância, em particular tendo em vista o desenvolvimento maciço da mobilidade elétrica. Prevê-se que a procura de baterias aumente mais de dez vezes até 2030.