Dragon Ball Z: Idainaru Dragon Ball Densetsu, foi um jogo que praticamente visitou todas as consolas SEGA Saturn da sua era, porque devido à transmissão diária de Dragon Ball Z na SIC, todos os portugueses estavam completamente fascinados pelos guerreiros mais poderosos do universo e “bebiam” tudo o que era produto da obra de Akira Toriyama, evidentemente que os jogos Dragon Ball Z para SEGA Saturn e SEGA Mega Drive não foram indiferentes a estes acontecimentos.
Contudo, a versão que chegou até nós da SEGA Saturn não foi a inglesa, mas sim a de França, Dragon Ball Z: La Grande Légende des Boules de Cristal, ou Dragon Ball Z: The Legend, que ficou célebre pelos seus inúmeros erros gramaticais e inconsistências em nomes de personagens e locais.
Contudo, um programador intitulado wonder-inc com a ajuda de Pitito, que trabalhou na versão de Espanha, lançou uma tradução que converte todos os elementos da sua versão francesa, em inglês, enquanto mantém as vozes originais. No entanto, sempre que a tradução francesa não parecia totalmente correta, por exemplo, Mercenaries de l’Espace ao invés de Saiyans, o autor recorreu às nomes originais em japonês para assegurar total fidelidade.
Dragon Ball Z: Idainaru Dragon Ball Densetsu permanece como um dos mais fiéis jogos de Dragon Ball Z. Lançado em 1996 no Japão para a SEGA Saturn e para a PlayStation, apenas chegou aos territórios de Portugal, Espanha e França no início de 1997 com textos em francês e para a consola da SEGA. O jogo segue a par e passo todos os principais arcos de Dragon Ball Z e emula na perfeição com diversos assets de Dragon Ball Z: Buyū Retsuden as batalhas supersónicas que se tornaram célebres na adaptação da Toei Animation.
O grande denominador deste jogo que ainda não foi replicado com tanta fidelidade, são os eventos que os jogadores podem provocar nos combates. Por exemplo, se Kuririn morrer às mãos de Frieza em Namek com Goku no campo de batalha este transforma-se em Super Saiyan, ou se Gohan derrotar Darbura e Majin Vegeta estiver presente na equipa adversária este regressa para o controlo dos jogadores.
Para recriar estes e mais momentos da série os jogadores vão contar com uma barra de equilíbrio de poder que quando enche para qualquer um dos lados os jogadores ou adversários lançam poderosos meteor moves, ou seja, os característicos movimentos de cada personagem da série, e esta é a única forma de vencer os combates. Para emular os diversos eventos emocionantes do anime, os jogadores também vão ter de retirar e adicionar personagens em momentos determinantes nas batalhas e ouvir certos diálogos entre as mesmas durante o menu de seleção de personagens com a ação a decorrer.
No final do episódio os jogadores recebem uma cotação 0 a 100 que representa o quanto fiéis foram com os eventos canónicos.
Joguei muito no PS. Tinham algumas lutas onde as ia do seu time apanhava muito. Era difícil seguir a história como acontece na animação.
Cá só tivemos a versão SEGA Saturn, que é considerada a melhor devido à resolução e transparências. Alguns cenários são bem complicados de fazer 100% porque a janela para introduzir e trocar personagens é muito limitada. Por exemplo trazer Trunks, Goten e Piccolo para lutar contra majin buu e retirar de imediato para colocar Goku e transformar em Super Saiyan 3. Acho que se tivermos 30 segundos é demasiado e menos que isso não conta para a cotação final. A ordem também tem de ser Goten, Piccolo e Trunks.