A BioWare queria criar uma versão remasterizada dos três primeiros jogos de Dragon Age, à semelhança do que aconteceu com Mass Effect Legendary Edition, mas a Electronic Arts recusou financiar o projeto. A revelação foi feita por Mark Darrah, antigo produtor executivo da BioWare durante mais de duas décadas.
Numa entrevista recente ao canal MrMattyPlays, Darrah explicou que a equipa chegou a apresentar uma proposta para remasterizar Dragon Age: Origins, Dragon Age II e Dragon Age: Inquisition, rebatizando o conjunto como “Champion’s Trilogy“.
Darrah, veterano da indústria, que deixou a BioWare em 2022 após 24 anos na empresa, comentou:
Sinceramente, acho que deviam fazer isso, não acho que o façam, mas acho que deviam fazer uma remasterização dos três primeiros. Uma das coisas que propusemos a certa altura, muito discretamente, foi reformular retroactivamente os três primeiros jogos como se fossem uma trilogia e chamar-lhe Champion’s Trilogy.
Segundo Darrah, a EA tem uma posição pública contra remasterizações, algo que considera estranho numa empresa cotada em bolsa. “Não percebo muito bem porquê, é estranho para uma empresa cotada parecer estar contra dinheiro fácil, mas parece estar“, comentou.
O antigo executivo revelou ainda que a EA chegou a dar luz verde ao projeto, mas com uma condição impossível de cumprir: “A posição da EA foi basicamente: ‘Claro, podem avançar, mas façam-no com o dinheiro que já têm.’ Não conseguíamos fazer com o dinheiro que tínhamos, porque estávamos a trabalhar em todos estes outros projetos“.
Para além das questões financeiras, Darrah explicou que remasterizar Dragon Age seria tecnicamente mais desafiante do que Mass Effect. A equipa chegou a considerar várias abordagens, incluindo usar as ferramentas do motor Frostbite e contratar um estúdio externo talentoso para fazer um remake de Dragon Age: Origins.
Esta situação contrasta com o sucesso de Mass Effect Legendary Edition, que foi bem recebido pelos fãs e comercialmente viável, provando que existe mercado para este tipo de projetos.