Segundo a Bloomberg a Take-Two Interactive despediu cerca de 30% dos funcionários do Cloud Chamber, o estúdio responsável pelo desenvolvimento do próximo jogo BioShock. A medida afeta mais de 80 postos de trabalho numa equipa que contava com aproximadamente 250 funcionários antes dos cortes.
O próximo título da icónica série estava previsto para o final de 2026 ou início de 2027, mas será novamente adiado, com a empresa a decidir dar mais tempo ao desenvolvimento do jogo. Esta decisão surge após mais de uma década de produção conturbada, fazendo do BioShock uma das produções mais longas da história dos videojogos.
Os planos para o próximo BioShock começaram em 2014, um ano após o lançamento de BioShock Infinite. Contudo, o projeto enfrentou mudanças significativas quando a Irrational Games, originalmente responsável pelo desenvolvimento, foi dissolvida pela 2K depois do diretor Ken Levine ter saído para fundar um estúdio menor dentro da Take-Two.
Segundo a Bloomberg, os problemas não terminaram aí. O estúdio Certain Affinity assumiu as rédeas do projeto durante aproximadamente dois anos, mas um acordo para adquirir o estúdio acabou por falhar. A Take-Two decidiu então criar um estúdio interno para liderar o desenvolvimento, contratando em 2017 para o que se tornaria o Cloud Chamber.
Veterano de Gears of War e Diablo assume controlo da saga BioShock
Os detalhes dos despedimentos foram partilhados pelo jornalista Jason Schreier da Bloomberg, incluindo um email enviado aos funcionários pelo presidente da 2K, David Ismailer. No comunicado, foi declarado que se tomou a decisão de “retrabalhar certos aspetos que são centrais a um jogo BioShock”.
Esta reformulação resultou na “redução do tamanho da equipa de desenvolvimento para se focar neste trabalho e dar mais tempo ao jogo em desenvolvimento”, embora BioShock já seja uma das produções mais longas da história dos videojogos.
Tal como noticiámos recentemente, Rod Fergusson, o responsável pela franquia Diablo nos últimos cinco anos, acabou de ser nomeado para liderar o futuro da saga BioShock na 2K Games. Pelo que será ele agora a liderar este novo jogo de BioShock.
Não está claro qual é o plano atual para o próximo BioShock, mas os cortes massivos sugerem uma reestruturação significativa na abordagem ao desenvolvimento. A franquia BioShock, que começou em 2007, é considerada uma das séries mais influentes dos videojogos, conhecida pela sua mistura de ação, horror e comentário social. BioShock Infinite, lançado em 2013, foi o último jogo principal da série, deixando os fãs à espera por uma continuação.