Mais...
    InícioJogosEx-animador da Rockstar acredita que GTA 6 não terá preço "ganancioso"

    Ex-animador da Rockstar acredita que GTA 6 não terá preço “ganancioso”

    Mike York, antigo animador do estúdio, prevê que o jogo será lançado a 70 dólares e não a 100 como especulado

    GTA 6 destaca Jason e Lucia - PV 2 thumb

    O debate sobre quanto vai custar Grand Theft Auto 6 tem sido um dos temas mais discutidos na indústria dos videojogos. Desde há meses que circulam rumores de que a Rockstar Games poderá cobrar 100 dólares pela versão base do jogo mais aguardado da década, um movimento que poderia revolucionar completamente a forma como os jogos AAA são comercializados. Mas será que isto vai mesmo acontecer?

    Mike York, que trabalhou como animador na Rockstar Games entre 2012 e 2017, tem uma opinião diferente. Em declarações à Esports Insider, o antigo colaborador do estúdio mostra-se confiante de que a empresa não vai optar por uma estratégia de preços agressiva.

    York afirmou: “Não acho que o preço do GTA 6 vá ser de 100 dólares. Penso que sairá a 70 dólares, em linha com os lançamentos normais. Não acredito que a Rockstar Games sinta necessidade de lançá-lo a um custo mais elevado. Vão vender tantas cópias do jogo que não precisam de ser gananciosos e cobrar 100 dólares”.

    O ex-animador, que trabalhou em GTA 5, GTA Online e Red Dead Redemption 2, sublinha que a Rockstar não precisa de criar má impressão junto dos fãs: “Não precisam de deixar esse travo amargo na boca das pessoas se não tiverem de o fazer, por isso não acho que o façam”.

    No entanto, York admite que poderá existir uma edição especial mais cara: “Podem ter uma versão de 99 dólares de lançamento se fizeres pré-encomenda, que te dá um pacote enorme quando o GTA Online sair, tens o teu próprio apartamento ou algo do género, mas o jogo base será de 70 dólares”.

    A questão do preço de GTA 6 tornou-se particularmente sensível depois de Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios (criadores de Baldur’s Gate 3), ter sugerido em agosto de 2024 que toda a indústria estava à espera que a Rockstar desse o primeiro passo: “Quase todos os jogos deveriam custar mais a um nível base porque o custo de os fazer (inflação, por exemplo) está a ultrapassar as tendências de preços. Mas não acho que cheguemos lá com promessas de DLC, mas sim com qualidade e comunicação. Toda a gente está apenas à espera que o GTA 6 o faça.

    Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive (empresa-mãe da Rockstar), tem-se mantido vago sobre o assunto. Em entrevistas recentes, Zelnick limitou-se a dizer que o objetivo da empresa é sempre “oferecer mais valor do que aquilo que cobramos”, sem confirmar ou negar um eventual aumento de preço.

    GTA 6 main visual tease

    A especulação sobre o preço de 100 dólares ganhou força após um relatório da empresa de análise Epyllion, que sugeria que alguns na indústria esperavam que GTA 6 estabelecesse um novo patamar de preços. A ideia seria que, se o jogo mais esperado do mundo conseguisse justificar esse preço, outros estúdios sentir-se-iam mais confortáveis a subir os seus próprios preços.

    York prevê que as vendas da primeira semana serão “astronómicas”, estimando cerca de 3 mil milhões de dólares em receitas: “Este não é um jogo em relação ao qual as pessoas estejam indecisas, as pessoas sabem que vai cumprir, por isso vão simplesmente comprá-lo. Vai ser gigante”.

    Outro ex-colaborador da Rockstar, Obbe Vermeij, que foi diretor técnico em GTA 3, Vice City, San Andreas e GTA 4, partilha uma opinião semelhante. Vermeij acredita que a Rockstar não vai arriscar afastar jogadores com um preço elevado, especialmente porque o verdadeiro lucro virá do GTA Online através de microtransações nos anos seguintes ao lançamento.

    GTA 6 tem atualmente o lançamento marcado para 19 de novembro de 2026, depois de dois adiamentos consecutivos. O jogo foi originalmente anunciado para outono de 2025, depois adiado para maio de 2026 e, finalmente, para novembro do próximo ano. A Rockstar Games justificou o último adiamento com a necessidade de “terminar o jogo com o nível de polimento” que os fãs esperam e merecem.

    York também se mostrou confiante de que não haverá mais adiamentos: “Acho que o jogo vai ser lançado em novembro de 2026, pois é uma boa altura para o jogo sair, por múltiplas razões, para a Rockstar vender videojogos. Se queres vender uma grande quantidade de videojogos, então essa é a altura perfeita para o GTA 6 sair, sendo um mês antes do Natal”.

    A verdade é que o debate sobre preços de videojogos tem dominado a indústria nos últimos anos. O salto de 60 para 70 dólares já foi controverso quando a PlayStation 5 e a Xbox Series X/S foram lançadas. Recentemente, a Nintendo começou a comercializar alguns títulos a 80 dólares, e a Microsoft tentou fazer o mesmo com The Outer Worlds 2, embora tenha recuado após críticas.

    Se GTA 6 será o jogo a quebrar a barreira dos 100 dólares ou se, como York acredita, se manterá nos 70 dólares convencionais, só o tempo dirá. O que é certo é que, independentemente do preço, o jogo já é considerado um dos maiores lançamentos da história do entretenimento, com analistas a preverem que pode gerar mais de 3 mil milhões de dólares apenas no primeiro ano.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares