Numa recente entrevista Shawn Layden, executivo norte-americano que trabalhou para a Sony Interactive Entertainment, ocupando de 2016 a 2019 a posição de presidente da divisão SIE Worldwide Studios, afirmou que a era PlayStation 3 podia ter ditado o fim da PlayStation como a conhecemos.
A PS3 foi o momento Ícaro da Sony. Tínhamos a PS1, a PS2… e agora estamos a construir um supercomputador! E vamos lá meter-lhe Linux! E vamos fazer todo este tipo de coisas! Voámos muito perto do sol e tivemos sorte e felicidade por termos sobrevivido à experiência, mas ela ensinou-nos muito.
Um dos ensinamentos que a PlayStation retirou da má experiência PlayStation 3 foi não fabricar todos os componentes e comprar a terceiros, com Layden a comentar:
E indo para a PS4, aprendemos coisas como: comprar, não construir, se puderes. Podes gerir melhor os custos. Podes discutir com os fornecedores e conseguir melhores negócios em vez de construir a tua própria coisa.
Um dos ensinamentos retirados foi algo que ajudou a PlayStation com a PlayStation 4 a superar Xbox, o foco nos jogos.
Aprendemos também que o centro da máquina tem de ser o jogo. Não se trata de poder transmitir filmes ou reproduzir música. Posso encomendar uma pizza enquanto vejo televisão e jogo? Não, apenas façam uma máquina de jogos. Basta torná-la a melhor máquina de jogos de sempre. Acho que foi isso que fez realmente a diferença. Quando a PS4 foi lançada, isso colocou-nos contra o que a Xbox estava a tentar fazer. [Eles queriam] construir uma experiência mais multimédia, e nós apenas queríamos construir uma máquina de jogos incrível.