Mais...
    InícioJogosFable Reboot – O Que Esperar do Novo Jogo

    Fable Reboot – O Que Esperar do Novo Jogo

    A Microsoft ofereceu uma avalanche de novas informações para o jogo Fable durante a transmissão Xbox Developer Direct de 22 de janeiro 2026, onde além de revelar a janela de lançamento também partilhou novos detalhes sobre o tão aguardado reboot.

    A Playground Games, a sua produtora, confirmou que o jogo tem lançamento previsto para o Outono de 2026 para PlayStation 5, Xbox Series, Xbox Game Pass, e PC (Steam e Microsoft Store). De salientar que esta vai ser a primeira vez que um jogo principal da série Fable vai ser lançado numa consola PlayStation e em simultâneo para diversos sistemas e serviços.

    Este elemento foi uma das causas posicionar Fable para um recomeço. Contudo, desde que Fable: The Journey foi lançado em 2012, a série não teve novas atualizações.

    Embora esta versão introduza uma estrutura moderna de mundo aberto e sistemas de combate actualizados, a Playground Games reforçou que esta nova entrada continua assente no tom e nos sistemas que definiram a trilogia original desenvolvida pelos Lionhead Studios.

    Um dos detalhes de gameplay mais notáveis envolve a criação de personagem. Os jogadores poderão escolher a aparência do seu herói a partir de várias caras predefinidas para depois personalizar ainda mais o seu visual através de roupas, penteados, tom de pele, tatuagens e até cicatrizes. Ao contrário dos jogos anteriores, em que a aparência da personagem mudava fortemente com base na moralidade e na progressão, esta versão dá aos jogadores mais controlo directo sobre o aspecto do seu herói desde o início, com os fatos e a personalização visual a desempenharem um papel central ao longo de todo o jogo.

    Fable está a ser produzido para ser jogado numa perspectiva na terceira pessoa e apresenta um sistema de combate assente em armas corpo a corpo, ataques à distância e magia. Os jogadores podem alternar de forma fluida entre espadas, arcos e feitiços, num combate que o estúdio descreve como “style-weaving”. Tipos de inimigos familiares, tais como Hobbes, Balverines, Hollow Men e Trolls regressam, juntamente com novas criaturas que incluem um enorme cockatrice que cospe fogo. Fora do combate, a Playground Games está a apostar fortemente nos sistemas sociais de longa data da série. Os jogadores podem comprar casas e negócios, aceitar empregos, formar relações, casar, ter filhos e influenciar a vida da população de Albion.

    O estúdio afirmou que mais de 1.000 NPCs totalmente dobrados povoam o mundo, cada com as suas próprias rotinas, personalidades e reacções às escolhas do jogador. A reputação e a moralidade já não são encaradas como puramente boas ou más e variam antes consoante quem é afetado e a forma como é tratado.

    O jogo decorre na terra familiar de Albion, com locais como Bowerstone, o Castelo de Fairfax e a Guilda dos Heróis a regressarem, a par de novas regiões que incluem Bloodstone e os pântanos do norte. As escolhas feitas durante as missões podem alterar permanentemente locais e condições económicas, assim como os valores das propriedades e as relações com os NPCs para reforçar o foco da série que tudo tem consequências a longo prazo.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares