Nos anos 90 a Square Enix ainda conhecida como Squaresoft, era sinónimo da exclusividade dos jogos da série Final Fantasy nas consolas da Nintendo. A série encontrou uma casa estável e nada indicava que alguma vez mudaria. Contudo, chegou Final Fantasy VII e ao contrário do que se esperava foi lançado para a PlayStation da Sony, o que na sua era abalou a indústria dos videojogos.
Durante anos todos assumimos que esta mudança foi puramente técnica. Afinal, a PlayStation utilizava CD-Roms o que permitia jogos maiores e com gráficos superiores em comparação ao sistema de cartuchos da Nintendo. Tudo isto é verdade, mas existiu outro fator muito importante nesta troca de campo, a existência de um ex-funcionário da Sony que sabia como conquistar uma sala.
Esta pessoa não era apenas um executivo de negócios, também tinha o carisma suficiente para criar amizades nos locais certos. Segundo um ex-funcionário da Sony Music, o seu método era organizar festas repletas de bebidas alcoólicas onde os executivos da Squaresoft adoravam comparecer. Com o passar o tempo esta pessoa estabeleceu amizades fortes que fizeram com que a Squaresoft se sentisse à vontade com a Sony para criar futuros projetos. Este toque pessoal ajudou a abrir caminho para que Final Fantasy migrasse para a PlayStation.
A decisão, no entanto, não foi apenas baseada em boas relações. Como todos sabemos a Squaresoft estava a ter dificuldades para encaixar o seu ambicioso jogo nos cartuchos da Nintendo. Os CDs ofereciam mais espaço, e a Sony estava disposta a dar à Squaresoft a liberdade criativa que tanto almejava. O final foi uma situação vantajosa para ambos os lados.
A Nintendo perdeu uma das suas maiores séries por causa desta mudança. Neste processo a PlayStation ganhou um título que ajudaria a definir o seu sucesso, e Final Fantasy VII conquistou o mundo de tal forma que nos dias de hoje ainda continuamos a viver as suas histórias.
A história está mal contada até porque inicialmente a PlayStation era para ser um acessório de leitor de CD-ROM para a Super Nintendo.
FF 7 saiu em 1997 nessa época já existia o console playstation.
E depois? Isso não impede da história estar mal contada ou você não leu o artigo?
https://www.eurogamer.net/the-big-playstation-30th-anniversary-interview-with-shawn-layden-it-was-a-fight-to-get-the-sony-name-on-the-machine-they-didnt-want-to-be-associated-with-it