A Gamescom 2025 prepara-se para fazer história ao ultrapassar pela primeira vez a marca dos 1500 expositores, estabelecendo um novo recorde absoluto para a maior feira de videojogos da Europa. O evento, que vai decorrer em Colónia, Alemanha, entre 20 e 24 de agosto, contará com mais de 1500 expositores provenientes de 72 países diferentes.
Os números impressionantes não ficam por aqui. A feira ocupará um total de 233.000 metros quadrados no recinto da Koelnmesse, mais 3000 metros quadrados do que o recorde anterior. Este crescimento reflete o que os organizadores descrevem como “interesse recorde” das empresas de videojogos, com um aumento de 11% no número de expositores em relação ao ano anterior.
Uma das grandes novidades desta edição será a realização da Opening Night Live no Hall 1 do recinto pela primeira vez. Este espaço oferecerá o maior palco de sempre do evento, com capacidade para 5000 pessoas e “uma infraestrutura técnica altamente moderna”. O espetáculo de abertura será mais uma vez apresentado por Geoff Keighley a 19 de agosto.
Gerald Böse, presidente e CEO da Koelnmesse, não escondeu o entusiasmo com os números alcançados: “A Gamescom sublinha de forma impressionante a sua relevância económica e projeção internacional. Estamos a investir de forma direcionada na expansão, infraestrutura e desenvolvimento contínuo para reforçar ainda mais o sucesso económico dos nossos expositores”.
Gigantes como Nintendo, Xbox, Ubisoft, Electronic Arts, Capcom, CD Projekt Red, Bethesda, Blizzard Entertainment, Bandai Namco, Konami e Sega confirmaram a sua presença na Gamescom 2025. Curiosamente, o evento também vai contar com empresas fora do setor tradicional dos jogos, incluindo Netflix, Paramount, Lego e até a The Pokémon Company.
Felix Falk, diretor-geral da Associação Alemã da Indústria de Jogos, destacou a variedade sem precedentes da edição deste ano: “A expectativa para a Gamescom 2025 é imensa, tanto na comunidade como na indústria internacional dos jogos. A semana da Gamescom nunca teve tantos destaques, a Opening Night Live, a maior área indie até à data, concertos, competições de esports, cosplay e uma grande variedade de expositores”.
Um dos momentos mais aguardados será a revelação mundial de Call of Duty: Black Ops 7 pela Activision, primeira parceira confirmada para o espetáculo de abertura.
A Gamescom tem-se realizado na Koelnmesse desde 2009 e consolidou-se como o principal evento europeu da indústria dos videojogos.
Isso é realmente óptimo, isso vai aumentar as chances de encontrar algo que se encaixe nas preferências de cada um. Pessoalmente a única coisa que me interessa e de que tenho conhecimento da presença no evento é SilkSong, mas não importo nada em ser surpreendido por novis IPs ou novas informações sobre títulos já anunciados que estou interessado em saber mais.