Grupo LEGO celebra o Dia Internacional da Rapariga

O Grupo LEGO assinala o Dia Internacional da Rapariga com uma nova campanha que visa incentivar as raparigas a continuarem a interessar-se por temas e carreiras nas áreas de STEAM. Estatísticas recentes e preocupantes do Geena Davis Institute on Gender in Media e do Grupo LEGO mostram que a brincadeira é muitas vezes estereotipada em função do sexo e que as raparigas continuam, desde tenra idade, a ser desencorajadas dos campos de STEAM.

Por exemplo, uma estatística no Geena Davis Institute LEGO Creativity Study mostra que 80% dos rapazes são encorajados desde muito novos a aprender programação, em comparação com 20 % das raparigas. Além disso, existem crianças de não mais de seis anos que, quando inquiridas, declaram que as raparigas não gostam de ciência. Estes equívocos estendem-se à adolescência e à idade adulta e contribuem para a diferença entre os géneros que se verifica nas carreiras relacionadas com STEAM.

Para ajudar a combater estes equívocos, o Grupo LEGO está a lançar uma campanha online chamada Vamos Mantê-las Curiosas! que inclui 5 atividades de brincadeira STEAM que, por meio da exploração de divertidos desafios com tijolos LEGO, visam inspirar os pais a continuar a alimentar os interesses das filhas em STEAM.

Carolina Teixeira, Global Brand Marketing Director, Purpose and Inclusion do Grupo LEGO, afirmou:

Sabemos que, quando se empenham, tanto raparigas como mulheres se notabilizam em STEAM. Atualmente, metade dos participantes da primeira competição de robótica da LEGO League são raparigas. Mas ainda estão sub-representados nas carreiras de STEAM, porque desde tenra idade podem ser encorajadas a explorar outros interesses. Queremos mudar essa mentalidade nas gerações vindouras — para que o mundo possa beneficiar de ter mais raparigas em STEAM.

O LEGO Play Well Study 2022 concluiu que a maioria dos pais acredita que os filhos, independentemente do sexo, podem desempenhar qualquer trabalho que queiram (88 %), mas que há um ciclo que se perpetua na brincadeira STEAM. Uma vez que o mais provável é as mães terem sido menos incentivadas do que os pais a seguir uma carreira em STEM (54% vs. 69%), o que acontece, por conseguinte, é elas tornarem-se menos propensas a incentivar os próprios filhos a trabalhar em STEM (69% vs. 78%).

As crianças que queiram juntar-se à diversão são encorajadas a experimentar as cinco atividades lúdicas de STEAM e a construir um carro de exploração de Marte, a atravessar uma ponte ou a construir um arranha-céus, etc. Encontre as atividades STEAM em LEGO.com/pt-pt/categories/stem.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.
Subscreve
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
RonanfalconD
Ronanfalcon
1 , Novembro , 2022 19:51

Mas o que é STEAM (ou STEM)?