
Depois de quase duas décadas de espera, Half-Life 3 poderá finalmente ver a luz do dia na primavera de 2026. Segundo Mike Straw, o terceiro capítulo da icónica saga está confirmado como título de lançamento da nova Steam Machine da Valve.
Durante o mais recente episódio do podcast Insider Gaming Weekly, Straw revelou informações obtidas junto de fontes que considera altamente fiáveis: “A janela que me disseram especificamente foi primavera de 2026 para a Steam Machine, para o Frame, para o Controller, para Half-Life 3. Ao fim do dia, o jogo é real”.
O jornalista deixou claro que, apesar de todas as datas anteriores de anúncio terem passado, as suas fontes “continuam confiantes que este é um jogo que será um título de lançamento da Steam Machine”. Estas mesmas fontes já lhe tinham fornecido informações precisas sobre outros jogos como Madden e um título em desenvolvimento de The Lord of the Rings.
Os preços da RAM estão a atrasar tudo
O grande entrave ao anúncio não está no desenvolvimento do jogo, mas numa questão muito mais prosaica: o preço explosivo da memória RAM. Segundo Straw, a Valve está a enfrentar uma preocupação considerável devido ao salto nos preços da RAM, que está a causar problemas sérios para determinar o preço final da Steam Machine.
Straw explicou:
“Há uma preocupação, no entanto, de que eles não tomaram uma decisão sobre o preço, o que está a atrasar o anúncio de qualquer outra coisa. Não tenho dúvidas de que a Valve ainda está a tentar tomar decisões por causa do que está a acontecer do lado dos componentes”.
Os preços da RAM dispararam entre 200% a 500% desde outubro de 2025, num fenómeno que está a afetar toda a indústria. A causa principal é a realocação massiva de capacidade de produção para memória HBM (High Bandwidth Memory), essencial para aceleradores de inteligência artificial. Gigantes como Samsung, SK Hynix e Micron, que controlam mais de 90% do mercado de RAM, estão a priorizar os contratos lucrativos de servidores de IA em detrimento da produção de memória DDR5 para consumidores.
Muitos fãs esperavam ansiosamente que Half-Life 3 fosse revelado durante The Game Awards 2025, mas a Valve manteve-se em silêncio. A ausência de qualquer anúncio não foi, aparentemente, falta de vontade, mas sim estratégia. Como a Steam Machine está indissociavelmente ligada ao lançamento do jogo, não faz sentido revelar Half-Life 3 até que a Valve consiga definir um preço final para o hardware.
“Todos os sinais apontavam para que fosse anunciado em dezembro”, confirmou Straw. “Depois tudo explodiu, e acho que foi o caso dessa preocupação”.
A nova Steam Machine foi oficialmente revelada pela Valve em novembro de 2025, juntamente com o headset de realidade virtual Steam Frame e um novo Steam Controller, todos com lançamento previsto para o início de 2026. O dispositivo é essencialmente um PC compacto que corre SteamOS, equipado com um processador AMD Zen 4 de 6 núcleos, uma GPU AMD RDNA 3 com 28 unidades de computação, 8GB de VRAM GDDR6 e 16GB de RAM DDR5. A Valve afirma que a máquina é seis vezes mais potente que a Steam Deck e capaz de correr jogos a 4K e 60 frames por segundo.
Half-Life 2 foi lançado há mais de 20 anos, em 2004, deixando os jogadores num cliffhanger frustrante. Desde então, a Valve lançou apenas episódios e, mais recentemente, Half-Life: Alyx em 2020, um título exclusivo para realidade virtual que, apesar de aclamado, não saciou a sede dos fãs por um verdadeiro Half-Life 3.
A Valve, conhecida pelo seu secretismo e pela tendência para só lançar produtos quando considera que estão verdadeiramente prontos, nunca confirmou oficialmente o desenvolvimento de Half-Life 3. No entanto, ao longo dos anos, várias pistas e leaks têm alimentado a esperança. Em 2025, a atualização do Half-Life 2 pelo seu 20º aniversário e rumores anteriores de que o jogo estaria jogável do início ao fim reforçaram a crença de que algo estava realmente em movimento.
Quando é que vamos saber mais?
Se as fontes de Straw estiverem corretas, a janela de lançamento mantém-se na primavera de 2026, algures entre março e junho. No entanto, o próprio jornalista admite que está a começar a questionar-se se o hardware poderá ser empurrado para mais tarde devido à situação imprevisível dos preços dos componentes.
A situação da RAM é particularmente preocupante porque os analistas preveem que o problema se agrave durante a primeira metade de 2026, antes de começar a aliviar quando novas fábricas de produção entrarem em funcionamento por volta de 2028. Isto significa que a Valve pode estar numa corrida contra o tempo se quiser lançar a Steam Machine a um preço competitivo.








