
A Intel anunciou na CES 2026, o Intel Arc B390 o seu novo chip gráfico integrado. Segundo a empresa, o Arc B390 vai oferecer um desempenho médio até 73–82% quando comparado ao do Radeon 890M que está presente nos processadores Ryzen HX 370 da AMD. De salientar que o chip da Intel será vai ser o primeiro iGPU a suportar tecnologias de múltiplos FPS gerados por IA através de uma tecnologia intitulada XeS3.
A produção de Battlefield 6 já confirmou que o seu jogo contará com suporte nativo para XeS3 no lançamento.
A Intel afirma o Arc B390 vai oferecer 76% mais desempenho quando comparado ao do Arc 140T a 45 W, e um desempenho superior de até 73% quando comparado ao da Radeon 890M a 53 W com upscaling, e 82% em renderização nativa. Em termos práticos a sua performance deve ser semelhante à de uma NVIDIA RTX 4050 a 60 W. A empresa confirmou também que está a desenvolver uma variante especial dos seus processadores para portáteis e PC’s de formato compacto, embora não utilizem a B390 completa.
Estes chips deverão integrar uma versão reduzida, provavelmente a B380, com menos núcleos de GPU e CPU para melhorar a eficiência energética. Fabricantes, tais como a Acer, MSI e GPD já estão a colaborar em designs iniciais, o que indica um interesse crescente por parte dos principais produtores de dispositivos portáteis.
Esta versão orientada para dispositivos portáteis é descrita como uma opção económica capaz de competir com as actuais soluções da AMD no segmento de smartphones e PC’s de formato compacto, tais como a MSI Claw.









