InícioJogosIO Interactive vai continuar a desenvolver Project Fantasy sem a Microsoft

IO Interactive vai continuar a desenvolver Project Fantasy sem a Microsoft

Criadora de Hitman assume sozinha o desenvolvimento do Project Fantasy

A IO Interactive, estúdio dinamarquês responsável por Hitman e 007 First Light, confirmou que vai continuar a desenvolver o seu RPG de fantasia Project Fantasy sem qualquer apoio da Microsoft, depois de a parceria financeira entre as duas empresas ter chegado ao fim. A decisão surge numa altura particularmente conturbada para a Xbox, que esta semana anunciou milhares de despedimentos e o encerramento ou venda de vários dos seus estúdios internos.

Project Fantasy é um RPG online que a IO Interactive tem vindo a desenvolver há vários anos, sob o nome de código Project Dragon. A ligação da equipa à Microsoft remonta a 2021, quando foi revelado que o estúdio estaria a preparar uma nova propriedade intelectual com temática de dragões, destinada a tornar-se exclusiva da Xbox. Só em 2023 a IO Interactive confirmou oficialmente o projeto, descrevendo-o na altura como “um novo mundo, uma nova IP, um RPG de fantasia online”, construído “para entreter os jogadores e expandir-se durante muitos anos”.

Na semana passada, em plena instabilidade interna na Microsoft, a IO Interactive já tinha anunciado o fim da relação com o parceiro financeiro externo do projeto, sem o identificar publicamente na altura. Essa entidade viria a ser confirmada como a própria Microsoft, muito por via da onda de despedimentos que atingiu a Xbox ao longo desta semana.

O que diz a IO Interactive

Em comunicado, a IO Interactive esclareceu a nova situação do projeto: “Após o fim da nossa parceria de financiamento externo no Project Fantasy, a IOI recuperou a propriedade total do projeto e da nossa IP. Vamos continuar a desenvolvê-lo e a financiá-lo de forma independente, juntamente com os nossos outros projetos”.

O estúdio explicou ainda que esta mudança implica uma reorganização interna mais ampla, com o encerramento do estúdio da IO Interactive em Istambul e o início de um processo de despedimentos: “Neste contexto, tivemos de encontrar um novo equilíbrio para o futuro a longo prazo do estúdio, focado no sucesso dos nossos principais títulos internos em vez de projetos externos e de eventuais derivados para mobile. Isto significou implementar mudanças, bem como propor mudanças nos nossos estúdios: o encerramento do nosso estúdio em Istambul e o início de um processo de separação de colegas que foram uma parte significativa daquilo que faz da IOI o que é”.

A empresa não especificou quantos postos de trabalho serão afetados, mas pediu apoio à comunidade para ajudar a recolocar os profissionais envolvidos: “O nosso foco imediato é apoiar da melhor forma possível quem foi afetado por este período. Se tiverem conhecimento de alguma oportunidade na vossa rede, ficaríamos genuinamente gratos por qualquer apoio que possam dar às pessoas talentosas da IOI que possam estar à procura de novas oportunidades”.

Sobre o futuro do projeto, o comunicado termina com uma nota de compromisso: “Estas são decisões difíceis, mas necessárias, para preservar o futuro a longo prazo da IO Interactive como um dos poucos estúdios e editoras AAA totalmente independentes, bem como para dar ao Project Fantasy a melhor base possível para ter sucesso sob a nossa própria paixão e direção. O Project Fantasy é um jogo, um mundo e uma IP com os quais estamos totalmente comprometidos, e mal podemos esperar para partilhar esse amor convosco”.

A situação atual não é totalmente inédita para a IO Interactive. O estúdio já tinha vivido um processo semelhante de separação em relação à Square Enix, antes de se tornar num estúdio independente e reconstruir a franquia Hitman até se tornar num dos nomes mais consistentes do género stealth. Mais recentemente, 007 First Light terá sido o lançamento mais rápido de sempre da equipa em termos de vendas, o que reforça a posição da IO Interactive num momento em que precisa de demonstrar solidez a possíveis novos parceiros.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
- Publicidade -

Notícias

Populares