No início deste ano, o Twitter de ZIZITSU_MUKON, foi completamente bombardeado com comentários em resposta a uma publicação num fórum onde um utilizador japonês comparou a arte e design das equipas de desenvolvimento de jogos ocidentais e japonesas.
Enquanto este enaltece e congratula o trabalho ocidental, o mesmo não acontece com o oriente, chegando mesmo a atingir campos de um desrespeito tremendo.
「なんで外国のゲームのキャラは全員不細工なの?」と質問した日本人に対するこの反論破壊力高すぎて日本死ぬだろ pic.twitter.com/1eFR14B0Nt
— ???? ? ???? ? (@ZIZITSU__MUKON) January 5, 2021
“As equipas de desenvolvimento de jogos ocidentais esforçam-se para criar verdadeiras obras de arte. Algo com significado e que permaneça no coração e na mente de todos. Estas atuam como um meio de autoexpressão. Não importa se concordam ou discordam das suas opiniões- assim como qualquer outra pessoa, no entanto, julgo que merecem um mínimo de respeito por terem uma opinião própria.
Ao passo que o mesmo não acontece com jogos asiáticos, literalmente são só produtos de entretenimento. Uma diversão idiota, voltada para os instintos mais básicos humanos.
Ou seja, o sexo e a violência, ou a expectativa de uma recompensa alimentada por dopamina inspirada em casinos, e adequada para ratos e coelhos. A mesma porcaria é regurgitada continuamente, os mesmos designs, os mesmos enredos e os mesmos clichés. As equipas de desenvolvimento asiáticas tratam-se de apenas drones estúpidos trabalhando em regime de fast-food pela alma (ou melhor, em falta desta). E os jogadores asiáticos, são também os mesmos drones idiotas sem alma, que ficam felizes em engolir a mesma porcaria, vezes sem conta. Para os asiáticos, as personagens resumem-se apenas a pixels nos ecrãs para se babarem e masturbarem, cada personagem apenas é uma coleção ambulante de fan-service, não uma representação (virtual) de si mesma. Uma séria falta crítica e de empatia.”
Como não podia deixar de ser perante uma publicação sem ponta de respeito pelo público e trabalho ocidental, quer a publicação original como o Twitter de ZIZITSU_MUKON, encheram-se de comentários. Algumas das críticas se debruçaram porque as personagens ocidentais são tão feias, que são condicionadas à demografia SJW, e que o ocidente adorou Persona 5 e NieR Automata. Um vídeo do YouTuber Hero Hei, relata algumas destas mirabolantes respostas.
Acreditam que o trabalho ocidental é assim tão diferente do oriental? Consideram os jogos orientais repetitivos sem arte ou direção? Façam o favor de deixarem a vossa opinião nos comentários abaixo.
Tem Jogos Bons tanto do Ocidente quanto no Oriente, Jogos Japoneses tendem mais a Serem Jogos de Fantasias, muitos tem Traços de Anime, e o Ocidente, jogos mais Realistas, Tanto na Arte quanto na História, vai do Gosto de quem Comprar.
Eu não concordo com oq ele falou sobre os jogos orientais, é claro q existem jogos bostas, mas o mesmo pode ser dito de jogos ocidentais, generalização não é algo bom.
E agora vou criticar oq ele disse sobre os jogos, um jogo não precisa de ser uma obra de arte. Não tem nada de mau em um jogo ser apenas um entretenimento bobo, jogos foram feitos para uma pessoa relaxar, um mero hobby. A opinião dele parece muito elitista.
Eu acho que ele não quis dizer que todos os jogos devem ser obras de arte, mas sim que o ocidente se esforça mais para que seus jogos sejam bons/obras de arte do que o ocidente que vive apostando sempre na mesmice sem correr riscos de inovar.
Concordo plenamente, os meus jogos favoritos são de facto aqueles que me entreteem mais no factor de gameplay. Já não ligo a jogos focados na narrativa tanto como antes, porque agora acabo por me aborrecer passado algum tempo
Penso que este debate deve-se essencialmente ao rumo cultural que ambos os lados adotaram.
Ao passo que o ocidente enveredou por uma vertente mais realista, o oriente seguiu vias de fantasia e idealismo. Penso que por esta razão muitos resgatam o fator “modelo feio” isto porque o ocidente apela um realismo mais acentuado nas suas personagens. Por isso tens uma 2B feita à medida, Ryza ou waifus em Persona no outro lado do mundo. Ou seja, o Japão tende a idealizar modelos de personagens mesmo que sejam mais fantasiosos. O mesmo acontece nas histórias, não é que sejam más ou inferiores, simplesmente representam a sua demografia social e cultural. Em suma, tudo se baseiam em perspetivas, mas com esta globalização mundial, todos desejam uma identidade global também nos seus produtos.
É exatamente isso
Eu concordo com quase tudo que ele falou, mas a forma como ele disse apelando tanto pro desrespeito foi muito desnecessário e é uma pena que alguns que foram “responder” ele agiram da mesma forma onde acaba todo mundo perdendo a razão e caindo no erro de uma generalização constante sem fim que não leva a lugar algum.
Pessoalmente acho que jogos ocidentais são sim relativamente melhores em enredo e até em produção que jogos ocidentais, mas não posso cair no erro de generalizar e excluir boas obras ocidentais apenas por conta disso.
Assim como o ocidente tem seus deslizes e produções medíocres o oriente também tem suas virtudes e ótimas produções que não podem de modo algum serem excluídas por uma generalização boba.
No fundo para mim tanto faz se foi ocidente ou oriente produzindo, sendo bom ou até mesmo uma obra de arte deve ser apreciado e valorizado por aquilo que a obra representa e não por ser um trabalho vindo do ocidente ou oriente.
to confuso você colocou comparação usando ocidentais e ocidentais,no caso você se referia ao oriente mas gostando ou não gostando ?
Não gostando.
Tem muito jogo japonês que é bem bosta, mas o ocidente também faz jogo ruim. O Japão constantemente faz jogos tão bons e em alguns casos até melhores que os ocidentais, alguns exemplos são: Zelda BOTW, FFVII, Nier, Persona, Dark Souls, Resident Evil, Yakuza, Xenogears, Super Mario, Dragon Quest, Chrono Trigger,Metal Gear, Castlevania etc. O pessoal pensa que japonês só faz jogo de waifu pra smartphone, os caras conseguem fazer obras com uns conceitos e estéticas próprias que não da pro ocidente fazer igual, é só você ver o que acontece quando os americanos tentam fazer alguma adaptação de obra japonesa, fica um lixo
Posso estar enganado, mas os japas, pelo menos alguns, não parecem considerar franquias da Square ou Capcom como japonesas o mesmo vale para souls.
o cara falou tanta merda e de um jeito tão estúpido que dá até desgosto de ler
não vejo um lado produzindo coisa boa e outro só porcaria, a gente tem gente competente trabalhando em ambos e os enredos vão mto na linha do que se possibilita ser criado
um exemplo é a enxurrada de jogos de tiros multiplayer que são basicamente todos iguais, com um enredo pobre (ou altamente tendencioso) e feitos só pra geral gastar no multiplayer. se vc junta tudo isso aí, não dá meio jogo que presta em enredo
ao passo que vc ainda tem uma variedade um pouco mais de jogos japoneses que tentam trazer algo além do óbvio multiplayer preguiçoso de cash.
da mesma forma, temos jogos japoneses que seguem o esquema pay to win (especialmente de smartphone), que são praticamente todos iguais, enquanto vc tem títulos ocidentais que tentam sair desse óbvio e oferecer um jogo atrativo, que tem custo, mas que todos podem jogar sem depender exclusivamente de gastar pra ter chance
indo para os gráficos (outro tema abordado), isso me lembra a discussão de attack on titan que anda permeando a internet: eu acho que um gráfico ok com uma história boa/ótima é mto melhor que um jogo lindo com uma merda de enredo
ruim que pra variar o pessoal não sabe buscar o meio termo
O que mais mata os jogos japoneses na minha opinião é a falta de criatividade na hora de executar as ideias propostas pela trama. Parece que existe um medo de fugir do padrão. É sempre os mesmos clichês sendo repetidos aqui e ali. Exemplo: JRPG por algum motivo tem que sempre ser uma batalha contra algum deus ou criatura gigante no final? Jogos de criar personagem quase sempre segue a formula do *nod*, NPCs pelo mapa: ”nossa Carlinho você é tão incrivel”. Enquanto no ocidente criam jogos estilo Dragon Age que pra conseguir confiança você tem que agir de acordo com a moral de certo personagem, e não dá para agradar todo mundo.
Assim como o mercado de animes, sinto que o mercado de games por lá está se tornando mais um grande marketing para vender bonecos, camisas, travesseiros, etc.
Sei lá, eu acho que falta investimento mesmo, tem alguns jogos que vejo e penso que as criaturas tavam economizando ou fazendo porque tem que fazer.
Tem sim jogos genéricos vindos do Japão, não aguento mais as movimentações plasticas da Bandai, atualiza a engina Bandai POR FAVOR… Mas tem jogos muito bem feitos também… Assim como aqui no ocidente existem empresas que deixam o jogo incrível, e aquelas que só querem saber de dinheiro… NÉ EA? Dos dois lados tem o bom e o lixo…
Eu acho que a Bandai só vende em cima de fanservice mesmo.
Basicamente é isso aí mesmo… Se sustentam no carinho que os fãs tem pela obra original…
Concordo, uma das coisas que mais me incomoda nalguns jogos japoneses são as movimentações e animações artificiais dos personagens, principalmente nos JRPGs (Pokemon principalmente)
Uau que linguagem tão agressiva. Mesmo que ele ache isso, é óbvio que ele vai receber críticas somente pela linguagem que utilizou, algumas pessoas têm que começar a pensar antes de escrever.
Não sei se isso se qualifica a todos, mas tem muito jogo japonês que é copiar e colar de outro jogo, agora se isso é bom ou ruim depende de quem pergunta.
E por favor mantemos a agressividade no mínimo.
Olha, até que ele não está tão errado assim kkkkkk