No início deste ano, o Twitter de ZIZITSU_MUKON, foi completamente bombardeado com comentários em resposta a uma publicação num fórum onde um utilizador japonês comparou a arte e design das equipas de desenvolvimento de jogos ocidentais e japonesas.

Enquanto este enaltece e congratula o trabalho ocidental, o mesmo não acontece com o oriente, chegando mesmo a atingir campos de um desrespeito tremendo.

“As equipas de desenvolvimento de jogos ocidentais esforçam-se para criar verdadeiras obras de arte. Algo com significado e que permaneça no coração e na mente de todos. Estas atuam como um meio de autoexpressão. Não importa se concordam ou discordam das suas opiniões- assim como qualquer outra pessoa, no entanto, julgo que merecem um mínimo de respeito por terem uma opinião própria.

Ao passo que o mesmo não acontece com jogos asiáticos, literalmente são só produtos de entretenimento. Uma diversão idiota, voltada para os instintos mais básicos humanos.
Ou seja, o sexo e a violência, ou a expectativa de uma recompensa alimentada por dopamina inspirada em casinos, e adequada para ratos e coelhos. A mesma porcaria é regurgitada continuamente, os mesmos designs, os mesmos enredos e os mesmos clichés. As equipas de desenvolvimento asiáticas tratam-se de apenas drones estúpidos trabalhando em regime de fast-food pela alma (ou melhor, em falta desta). E os jogadores asiáticos, são também os mesmos drones idiotas sem alma, que ficam felizes em engolir a mesma porcaria, vezes sem conta. Para os asiáticos, as personagens resumem-se apenas a pixels nos ecrãs para se babarem e masturbarem, cada personagem apenas é uma coleção ambulante de fan-service, não uma representação (virtual) de si mesma. Uma séria falta crítica e de empatia.”

Como não podia deixar de ser perante uma publicação sem ponta de respeito pelo público e trabalho ocidental, quer a publicação original como o Twitter de ZIZITSU_MUKON, encheram-se de comentários. Algumas das críticas se debruçaram porque as personagens ocidentais são tão feias, que são condicionadas à demografia SJW, e que o ocidente adorou Persona 5NieR Automata. Um vídeo do YouTuber Hero Hei, relata algumas destas mirabolantes respostas.


Acreditam que o trabalho ocidental é assim tão diferente do oriental? Consideram os jogos orientais repetitivos sem arte ou direção? Façam o favor de deixarem a vossa opinião nos comentários abaixo.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal, até à sua atualidade. Devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também é adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.