Os jogadores ficaram zangados quando a Ubisoft no final de março de 2024 tornou The Crew impossível de jogar. Na altura a companhia afirmou que esta decisão estava relacionada com “servidores e restrições de licenciamento”. Agora dois jogadores decidirem processar a Ubisoft por encerrar o jogo.
Em dezembro de 2024 a Ubisoft afirmou em comunicado:
Após quase uma década de suporte, terminaremos The Crew 1 a 31 de março de 2024. Entendemos que isto pode ser dececionante para os jogadores que ainda gostam do jogo, mas é necessário devido à futura infraestrutura do servidor e às restrições de licenciamento.
Agora dois jogadores afetados iniciaram uma proposta de ação coletiva acusando a Ubisoft de violar as leis de proteção do consumidor da Califórnia.
Alegam que a Ubisoft enganou os consumidores “ao dizer-lhes que estavam a comprar um jogo, quando na verdade, tudo o que estavam a alugar era uma licença limitada para aceder a um jogo que os Réus optam por manter pela sua própria nobreza”.
Também alegam que a embalagem do produto “representava falsamente que o próprio The Crew estava codificado em discos físicos que os consumidores podiam comprar ou nos ficheiros digitais que os consumidores podiam pagar para descarregar”, quando na verdade “os discos físicos e os ficheiros descarregados pelos quais os consumidores pagaram eram mais parecidos com uma chave que poderiam usar para abrir as portas deste servidor remoto, que os Réus poderiam um dia decidir não manter”.
O processo refere ainda que a Ubisoft desligou anteriormente os servidores online para jogos antigos, preservando os seus recursos offline, como foi o caso de Assassin’s Creed 2 e Assassin’s Creed 3.