Yusuke Tomisawa, o produtor de Tales of Series, participou numa sessão de perguntas e respostas durante uma transmissão pré-gravada para celebrar o 30º aniversário da franquia.
Quando foi questionado sobre a frequência do lançamento de novos jogos da série, respondeu que reconhece que os jogos da série costumavam ser lançados entre um a dois anos. No entanto, o intervalo entre Tales of Berseria e Tales of Arise foi consideravelmente maior, cerca de cinco anos, para atender às tendências do mercado atual, corresponder ao desenvolvimento de jogos em hardware recente e manter a qualidade.
Tomizawa comentou o seguinte:
Para atingir a qualidade e os formatos que esperam dos nossos jogos, os custos de desenvolvimento multiplicaram-se, o que torna o futuro assustador. Para Tales of, queremos corresponder às tendências modernas no que respeita à qualidade e à distribuição mundial.
De certa forma, estamos de olhos postos numa nova direção. Acreditamos que a escolha correta é levar mais tempo para entregar um produto melhor a todos em todo o mundo.
Para já o plano de Tomizawa parece ser o lançamento de remasterizações de jogos mais antigos para fomentar interesse enquanto desenvolve um novo jogo nos bastidores.
O problema não é a falta de qualidade, é a preguiça em não evoluir o game design da franquia, desde Tales of Xillia do PS3 os jogos são basicamente o mesmo.