O insider Moore’s Law Is Dead colocou online um vídeo onde revela que a PlayStation 5 Pro pode apresentar um enorme aumento de desempenho graças a uma GPU mais poderosa e tecnologia de upscaling.
O documento apresentado apelidado de “Trinity Technical Overview”, sendo que “Trinity” aparenta ser o nome de código da PlayStation 5 Pro, mostra três características chave da PlayStation 5 Pro:
- Maior desempenho da GPU – “maior” e traz uma renderização 45% mais rápida em relação à PlayStation 5.
- Nova arquitetura de Ray Tracing – Nova tecnologia de ray tracing que é 2x a 3x mais rápida que a PlayStation 5.
- Nova tecnologia de upscaling – A PlayStation 5 Pro usa uma nova tecnologia semelhante ao DLSS chamada PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). As suas caracteristicas são semelhantes ao DLSS ou FSR, melhorando a resolução usando técnicas de machine learning e suporte para HDR. O documento sugere que o PSSR está planeado para suportar resoluções de até 8K numa versão futura do SDK.
O documento revela que a GPU da PlayStation 5 Pro tem um capacidade de machine learning de 300 TOPs – 8 bits e 67 TFLOPs – 16 bits, ou 33.5 TFLOPs – 32-bit. Em comparação, a PlayStation 5 tem 10,28 TFLOPs.
Relativamente à tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) é revelado que inclui resolução de entrada dinâmica e parâmetros gráficos pré-treinados e não é necessário nenhum treino por jogo. Esta tecnologia requer aproximadamente 250 MB de memória e leva cerca de 2 ms para fazer upgrade de 1080p para 4K.